«Reunião proveitosa», diz Roquette

26 jun 2000, 21:20

Esclarecimentos no Sporting prosseguem hoje Hoje à tarde há nova reunião entre os membros do Conselho Directivo e da SAD do Sporting. Mas, pelas palavras de José Roquette e Luís Duque, a crise que se anunciava resume-se a «questões de comunicação». A anunciada ruptura parece adiada.

José Roquette, presidente do Sporting, considera que a reunião de hoje entre o Conselho Directivo e a administração da SAD leonina foi «proveitosa» e serviu para esclarecer algumas «questões de coumnicação». O presidente do Sporting confirmou que o encontro prosseguirá amanhã e, de resto, optou por um discurso pouco perceptível. Aparentemente, Roquette e Luís Duque, presidente da SAD, vão fazer marcha-atrás na situação de ruptura que se anunciava. 

«O Sporting, como instituição, pode passar por cima de questões que às vezes surgem dentro do trajecto que leva, que não é obviamente fácil, porque estamos claramente a trabalhar em território virgem», afirmou Roquette.  

Estamos a percorrer um caminho numa perspectiva de pensarmos e sentirmos o Sporting acima de tudo. O Sporting tem um exemplo naqueles que o vivem como uma grande instituição. Isso claramente permite ultrapassar questões que às vezes a nível pessoal podem ter alguma tendência para se infectarem.»  

«A minha conclusão pessoal nesta altura», termina Roquette, «é que fez-se um caminho no sentido de esclarecer problemas que, devido à comunicação, tendem a infectar-se. Isto foi feito num ambiente e num contexto em que o Sporting se super-impôs a questões eventualmente menores.» 

Luís Duque abandonou a reunião antes de Roquette e também deu a entender que vai haver entendimento. «Houve vários sportinguistas a falar à mesa, estivemos a falar dos últimos seis meses», afirmou o presidente da SAD, dizendo que serão «respeitados os interesses do Sporting». 

Parece ter passado assim o clima de ruptura entre os dois principais líderes do Sporting, desencadeado na sexta-feira com as demissões de Manolo Vidal e José Manuel Torcato, que ficaram associados à coqnuista do título pelo Sporting, ao fim de 18 anos.  

Troca de palavras 

Os dois responsáveis pelo departamento de futebol não explicaram as razões da sua saída, mas ficou claro que não havia sintonia entre os homens que gerem o futebol profissional do Sporting. Assim pensou Roquette que, nos Estados Unidos, se mostrou preocupado e disse que «algo vai mal na SAD». 

Duque não gostou e admitiu demtir-se. Ainda nos Estados Unidos, Roquette disse que aceitava a demissão e que ia propor o seu nome para presidente interino da SAD. À noite, em bovas declarações, Duque disse que o trabalho que Roquette tinha feito no cargo estava «à vista», numa alusão ao facto de não ter conquistado o título, e falou em incompetência dos que o antecederam no cargo.  

Já hoje, à chegada a Lisboa, Roquette respondeu dizendo que «os cemitérios estão cheios de insubstituíveis». 

São estas «questões de comunicação» que parecem ter sido ultrapassadas após a reunião de hoje.

Sporting

Mais Sporting

Patrocinados