Espanha reduz de dez para sete dias tempo de isolamento dos infetados com covid

29 dez 2021, 15:54
Covid-19 em Espanha

Medida estende-se a quem não for vacinado e tiver estado em contacto com um caso positivo

O período de isolamento em Espanha para quem está infetado com covid-19 vai passar de dez para sete dias, de acordo com decisão tomada esta quarta-feira pelo Ministério da Saúde espanhol, após reunião da Comissão de Saúde Pública.

A redução do tempo de isolamento para as pessoas infetadas com o vírus é algo que tem vindo a ser discutido por especialistas em vários países e terá impacto não só nos infetados mas também em quem cumpre isolamento por ter estado em contacto com um caso positivo.

De acordo com o jornal espanhol El País, quem não for vacinado e tiver estado em contacto com um caso positivo também deverá permanecer em isolamento por sete dias.

A mesma fonte dá conta de que esta medida entrará em vigor já nas próximas horas.

Esta quarta-feira manhã, o chefe do governo, Pedro Sánchez, tinha defendido uma política de equilíbrio entre a "saúde pública, saúde mental e crescimento económico".

Importa recordar que esta quarta-feira voltaram a ser batidos recordes de casos diários de infeções por covid-19 em oito comunidades autónomas espanholas: Navarra, Galiza, Ilhas Baleares, Múrcia, Andaluzia, Cantábria, Ilhas Canárias e Aragão.

Estes dados são revelados um dia após o Ministério da Saúde espanhol reportar o maior número de infeções diárias no país: 99.671. Também ontem o dia ficou marcado por vários países europeus, como França, Reino Unido, Itália e Grécia terem registado recordes de casos diários, destacando-se negativamente França.

Já esta quarta-feira, Portugal voltou a bater um novo recorde de novos casos diários, com mais 26.867 infetados nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Europa

Mais Europa

Patrocinados