Covid-19: DGS atualiza norma sobre isolamento de contactos de alto risco

23 fev 2022, 21:02
Reabertura das esplanadas em Telheiras

Medida entra em vigor a partir da próxima segunda-feira

A Direção- Geral da Saúde(DGS) atualizou esta quarta-feira a norma sobre o isolamento de pessoas consideradas um contacto de alto risco com um infetado.

"A atualização concretiza o fim da indicação de isolamento profilático dos contactos de alto risco de casos confirmados de covid-19", lê-se no documento enviado pela DGS. 

A norma 015/200 e 019/200 também foram atualizadas e recomendam que os contactos de alto risco recorram, preferencialmente, ao teste rápido de antigénio de uso profissional.

"O primeiro deve ser realizado o mais precocemente possível após a data da última exposição ao caso confirmado e o segundo entre o terceiro e o quinto dia desde a data da última exposição ao caso confirmado", lê-se.

A norma sugere que os contactos de alto risco possam também realizar um autoteste mas, no caso de este ser positivo, deve ser confirmado por um PCR ou teste de antigénio profissional no prazo de 24 horas (preferencialmente).

As medidas entram em vigor a partir da próxima segunda-feira, dia 28 de fevereiro, altura em que os diversos sistemas de informação foram adaptados. As normas farão com que fiquem apenas em isolamento os utentes com teste positivo à covid-19.

Relacionados

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados