Covid-19: período de isolamento reduzido de 10 para sete dias. Saiba em que circunstâncias

30 dez 2021, 14:20
Covid-19 em Portugal

Norma aplica-se a infetados assintomáticos e contactos de alto risco

O período de isolamento passou de dez para sete dias, de acordo com uma norma publicada esta quinta-feira pela Direção-Geral da Saúde.

No entanto, esta redução no período de isolamento só se aplica para pessoas infetadas assintomáticas e para contactos de alto risco, isto é, que tenham estado em contacto com um infetado.

A decisão, de acordo com documento enviado pela DGS, está alinhada com orientações de outros países e "resulta de uma reflexão técnica e ponderada, face ao período de incubação da variante agora predominante, a Ómicron", lê-se.

Recorde-se que esta quinta-feira, o Centro Europeu de Controlo de Doenças colocou Portugal na categoria de risco muito elevado de infeções por covid-19. 

Na atualização semanal do ECDC hoje divulgada, Portugal continental, Madeira e Açores surgem na pior categoria do sistema de 'semáforos', que indica risco muito elevado, referente a regiões onde o vírus SARS-CoV-2, que causa a covid-19, tem grande disseminação.

O País bateu, por dois dias consecutivos, o recorde de novos casos diários, chegando esta quarta-feira perto dos 27 mil casos em 24 horas.

Veja também:

Vídeo: Francisco George sublinha que número alto de infecções não é razão para "alarme extraordinário"

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados