Como as rotinas podem mudar a sua vida (para melhor)

CNN , Megan Edgelow
24 abr, 17:00
Ginásio

A palavra "rotina" pode trazer à mente palavras como mundano ou comum. Durante as perturbações da pandemia à vida quotidiana, as rotinas podem ter sido vistas como aborrecidas e restritivas. No entanto, como terapeuta ocupacional e investigadora do impacto da atividade e da participação na saúde mental, sei que as rotinas podem ser ferramentas poderosas. Podem apoiar a função cognitiva, impulsionar a saúde e proporcionar atividades significativas e oportunidades sociais.

No início da pandemia, os investigadores apontaram o valor das rotinas diárias para lidar com a mudança. Como o aniversário de dois anos da pandemia coincidiu com o abrandamento das medidas de saúde pública, refletindo sobre as rotinas e o seu valor tem sido útil no caminho a fazer para um "novo normal".

As rotinas são suporte da função cognitiva

Primeiro, ter uma rotina diária e hábitos regulares é um suporte da função cognitiva e pode até libertar as pessoas para serem mais criativas. A investigação descobriu que ter processos de trabalho regulares permite que os trabalhadores gastem menos energia cognitiva em tarefas recorrentes, o que pode apoiar o foco e a criatividade para tarefas mais complexas.

Pense nas rotinas matinais típicas que existiam antes da pandemia: ajudar os membros da família a seguirem para as suas atividades, fazer o caminho habitual para o trabalho, apanhar uma bebida quente entretanto, cumprimentar os colegas de trabalho, abrir o computador ou um calendário. Ter hábitos como estes pode definir o cenário de um dia de trabalho produtivo.

Um exame aos rituais diários de artistas influentes revelou que muitos têm rotinas de trabalho bem definidas que podem coadjuvar a sua criatividade em vez de a limitar. A pesquisa de memória  mostra que rotinas e hábitos regulares podem ajudar os idosos a funcionar melhor no ambiente doméstico.

Se tomar medicamentos à mesma hora e colocar as chaves num lugar específico faz parte de uma rotina diária, menos energia será gasta à procura de objetos perdidos e com a preocupação de manter a saúde, libertando tempo para outras coisas que as pessoas querem fazer no seu dia.

As rotinas promovem a saúde

As rotinas também podem ajudar as pessoas a sentirem que têm controlo sobre o seu dia a dia e que podem dar passos positivos na gestão da sua saúde. Por exemplo, arranjar tempo para o exercício dentro das rotinas pode ajudar a cumprir os níveis de atividade diário recomendados. Isto é especialmente relevante agora, uma vez que a investigação mostra que as pessoas que reduziram os seus níveis de atividade durante a pandemia podem sofrer efeitos duradouros na saúde.

À medida que as pessoas aumentam a atividade fora de casa, podem considerar levar o trânsito para a escola e para o trabalho, voltando às atividades de fitness organizadas e ao ginásio e oportunidades para incluir movimento ao longo do dia. Outras formas em que as rotinas podem ajudar na saúde incluem a preparação regular das refeições e o sono suficiente, atividades que parecem simples, mas que podem ser benéficos num envelhecimento saudável ao longo da vida.

As rotinas dão sentido

As rotinas regulares também podem ir além da racionalização das tarefas diárias e adicionar alguma especiaria à vida. As provas indicam que uma atividade promotora da saúde, como caminhar, pode oferecer oportunidades para desfrutar da natureza, explorar novos sítios e socializar.

A investigação sobre o conceito de fluxo, um estado de plena absorção no presente momento, mostra que atividades como desporto, jogos, artes plásticas e música podem ser gratificantes e reforçadas. A participação regular em atividades significativas e envolventes também pode contribuir positivamente para a saúde mental.

Pequenos passos para construir rotinas

Se acha que as suas rotinas diárias precisam de um ajuste, considere alguns pequenos passos:

  • Use uma aplicação para smartphone para organizar as suas atividades e coloque as coisas que pretende fazer na sua agenda.
  • Escolha uma hora normal para acordar e ir para a cama e tentar mantê-lo na maioria dos dias da semana.
  • Tornar a atividade física controlável com passeios no bairro ou passeios de bicicleta algumas vezes por semana.
  • Inicie um novo passatempo ou recupere um antigo, como praticar desporto ou jogos, artes e ofícios, tocar um instrumento ou cantar.
  • Fique atento a atividades significativas que possam estar a ressurgir na sua comunidade, como clubes de leitura na biblioteca ou um grupo de caminhadas.
  • As rotinas têm o poder de nos ajudarem a gerir a saúde e o trabalho, casa e vida na comunidade. Dois anos depois de a pandemia ter mudado a vida de todos, as pessoas têm agora a oportunidade de considerar as rotinas que querem manter e as coisas significativas de que precisam nas suas vidas diárias para se manterem produtivas, felizes e saudáveis.

Megan Edgelow é professora assistente de ciências da saúde na Queen's University, em Ontário. Edgelow recebe financiamento da Fundação Canadiana de Terapia Ocupacional e do Conselho de Investigação  de Ciências Sociais  e Humanidades do Canadá. A Queen's University fornece financiamento como parceiro fundador do The Conversation.

Nota do editor: Os comentários expressos neste artigo são os dos autores. A CNN está a mostrar o trabalho da The Conversation, uma colaboração entre jornalistas e académicos para fornecer análises e comentários noticiosos. O conteúdo é produzido unicamente pelo The Conversation.

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