China representa 7% de todo o investimento estrangeiro em Portugal

29 mar 2022, 11:16
China

O setor onde a China está mais presente em Portugal é o da energia, representando 38%

O investimento estrangeiro total em Portugal totalizou os 154,9 mil milhões de euros no ano passado. A China surge como o quinto maior investidor com 10,6 mil milhões de euros investidos em Portugal, representando cerca de 7% do total.

O investimento direto chinês representa apenas 28% de todo o montante que emprega em empresas portuguesas. O restante é feito através de empresas com sede noutras regiões. É o caso do Luxemburgo, que é a casa para 41% do investimento que chega a Portugal. Os outros países "de passagem" para os investidores chineses são Hong Kong (22%), Espanha (4%), Reino Unido (3%) e Angola (2%).

O setor onde a China está mais presente em Portugal é o da energia, representando 38%.

Os dados foram divulgados esta terça-feira pelo Banco de Portugal, mas agora eliminam os países intermédios da equação, sendo possível sempre alcançar, em última instância, quem é que investe em Portugal. O que se verificava antes era que, se uma empresa, mesmo que chinesa, tivesse sede no Luxemburgo, o investimento era contado como se fosse luxemburguês. Com a nova atualização, esta situação elimina-se.

"Com esta atualização, a China passa de nono maior investidor para o quinto maior investidor em Portugal", refere fonte do Banco de Portugal.

A lista de maiores investidores em Portugal é encabeçada por Espanha, seguindo-se Portugal, França e Reino Unido.

Economia

Mais Economia

Mais Lidas

Patrocinados