Bebé de 10 dias diagnosticado com monkeypox

15 out 2022, 14:40
recém-nascido infetado com monkeypox

Pai apresentou sintomas ainda antes do nascimento. O parto foi realizado sem incidentes, mas os sintomas começaram a aparecer nove dias depois

Um bebé com apenas dez dias foi diagnosticado com monkeypox no Reino Unido. O caso aconteceu já em abril, mas só agora é relatado no The New England Journal of Medecine (NEJM).

O parto foi realizado sem incidentes, mas os sintomas começaram a aparecer nove dias depois e as lesões espalharam-se pelo corpo do recém-nascido. O bebé foi transferido para os cuidados intensivos devido a insuficiência respiratória e acabou por ter de ser ventilado. Só depois de quatro semanas é que o bebé ficou livre de perigo e teve alta.

A família vive no Reino Unido e não há histórico de viagens a África ou contactos com viajantes provenientes de países de risco. O pai da criança apresentou sintomas dias antes do parto e a mãe começou a apresentar sinais logo após o nascimento. É um caso raro de infeção por monkeypox, com transmissão direta dentro de um agregado familiar.

De acordo a publicação no NEJM, os casos de monkeypox em crianças são muito raros. Neste caso, não foi descartada a hipótese de ter havido transmissão ao bebé ainda dentro do útero.

Patrocinados