Bankman-Fried vai ser libertado com fiança de 250 milhões de dólares

CNN Portugal , MJC
22 dez 2022, 18:59
Sam Bankman-Fried à saída do tribunal (EPA)

O empresário, acusado de fraude, terá ainda de entregar o seu passaporte, usará pulseira eletrónica e permanecerá e em prisão domiciliar na casa dos pais

O fundador da FTX, Bankman-Fried, poderá sair em liberdade através do pagamento de uma fiança de 250 milhões de dólares (235,5 milhões de euros).

A decisão foi tomada pelo juiz Gorenstein. Além do pagamento da fiança, Sam Bankman-Fried terá de entregar o seu passaporte, usará pulseira eletrónica e permanecerá em prisão domiciliária na casa dos pais em Palo Alto, Califórnia.

O advogado de defesa de Bankman-Fried, Mark Cohen, afirmou que concordava com estas condições e sublinhou que os pais - ambos professores da Stanford Law School - co-assinariam a fiança e colocariam o património da sua casa como garantia do regresso de Bankman-Fried ao tribunal.

Bankman-Fried, de 30 anos, será ouvido novamente em tribunal a 3 de janeiro sobre as acusações de fraude relacionada com o colapso da FTX, empresa associada ao comércio de criptomoedas.

“O Sr. Bankman-Fried cometeu uma fraude de proporções épicas”, disse o promotor Nicholas Roos, explicando que as provas contra Bankman-Fried incluem várias testemunhas cooperantes, depoimentos de outros funcionários das empresas e mensagens criptografadas.

Bankman-Fried  está a ser investigado pelo departamento de Justiça dos EUA após a FTX abrir falência a 11 de novembro, sendo esta uma empresa que outrora esteve avaliada em cerca de 32 mil milhões de dólares. Acusado de ter roubado milhões aos seus clientes, foi detido na semana passada nas Bahamas e extraditado para os Estados Unidos.

Relacionados

Economia

Mais Economia

Patrocinados