Banco Central da Suíça confirma compra do Credit Suisse pela UBS

CNN Portugal , com Lusa
19 mar 2023, 18:48

Anúncio surge depois de a UBS ter duplicado o valor da oferta que inicialmente propusera para a compra do Credit Suisse

O Banco Central da Suíça confirmou há instantes que a UBS vai comprar o Credit Suisse, avança a Sky News, sem adiantar valores. O presidente da Suíça também confirmou a transação, que considera a melhor forma de "restaurar a confiança". 

A solução "não é apenas decisiva para a Suíça (...) mas para a estabilidade do sistema financeiro" mundial, afirmou Alain Berset.

A informação surge depois de a UBS ter chegado a acordo para comprar o banco suíço por mais de dois mil milhões de dólares (cerca de 1,8 mil milhões de euros), o dobro do valor que inicialmente propusera, segundo o Financial Times e a Bloomberg.

Esta ajuda surge após o principal acionista, o Banco Nacional da Arábia Saudita, ter anunciado que ia pôr fim aos investimentos no Credit Suisse, o segundo maior banco do país e uma das 20 maiores instituições bancárias da Europa.

Banco central suíço concede linha de liquidez a UBS e Credit Suisse

O Credit Suisse e o UBS podem obter apoio sob a forma de liquidez até 100 mil milhões de francos suíços (101 mil milhões de euros), anunciou o banco central suíço.

"Nesta situação de excecional incerteza, a aquisição do Credit Suisse pelo UBS permitiu encontrar uma solução para garantir a estabilidade financeira e proteger a economia suíça", afirmou o banco central em comunicado, após ter sido anunciada oficialmente a compra.

As negociações que culminaram nesta operação, envolveram, além dos dois bancos, o governo suíço e o banco central.

BCE saúda "ação rápida" em relação ao Credit Suisse

 A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, saudou a “ação rápida” das autoridades suíças na compra do Credit Suisse.

“Saúdo a ação rápida e as decisões tomadas pelas autoridades suíças. Elas são fundamentais para restaurar a ordem nas condições do mercado e assegurar a estabilidade financeira”, disse a presidente numa declaração disponível na página do BCE.

Christine Lagarde salienta que o setor bancário da zona euro é resiliente, com fortes posições de capital e liquidez. E acrescenta: “Em qualquer caso, o nosso conjunto de ferramentas políticas está totalmente equipado para fornecer apoio de liquidez ao sistema financeiro da zona euro, se necessário, e para preservar a transmissão harmoniosa da política monetária."

Tesouro dos EUA e Fed congratulam-se com a decisão

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, e o presidente da Reserva Federal (Fed), Jerome Powell, congratularam-se com a atuação das autoridades suíças.

"Acolhemos com satisfação os anúncios feitos hoje pelas autoridades suíças para apoiar a estabilidade financeira", indicaram Yellen e Powell num comunicado conjunto.

A ministra das Finanças suíça, Karin Keller-Sutter, afirmou que o governo federal vai dar uma garantia de 9.000 milhões de francos suíços para reduzir os riscos em que incorre o banco UBS ao adquirir o Credit Suisse, que tem atravessado dificuldades.

Karin Keller-Sutter declarou também que uma falência do Credit Suisse poderia provocar "danos económicos irreparáveis", não só para a Suíça, mas para a banca no resto do mundo.

Economia

Mais Economia

Patrocinados