Bali só recebeu 45 turistas internacionais em 2021 apesar da reabertura

CNN , Masrur Jamaluddin e Lilit Marcus
3 jan 2022, 20:00
Bali só recebeu 45 turistas internacionais em 2021 apesar da reabertura

Os destinos turísticos por todo o mundo tiveram uma redução significativa de turismo durante a pandemia do coronavírus. Mas poucos foram tão atingidos quanto Bali, a ilha indonésia há muito adorada por turistas à escala global.

Devido às medidas rigorosas de controlo fronteiriço e a um aeroporto encerrado, Bali passou de receber milhões de visitantes internacionais a receber apenas 45 em 2021.

Compare-se isso com cerca de 6,2 milhões de chegadas internacionais em 2019 e 1,05 milhões em 2020.

"É o número mais baixo de visitas de turistas desde que há registos", disse à CNN Nyoman Gede Gunadika, diretor regional de turismo da província de Bali.

O número de dois dígitos refere-se ao período entre janeiro e outubro de 2021 e foi confirmado pelo Gabinete Central de Estatística de Bali.

Como o aeroporto internacional da ilha, Ngurah Rai International Airport (DPS) em Denpasar, esteve encerrado para voos internacionais durante quase todo o ano, quase todos esses turistas chegaram através de iates privados. Apesar de o aeroporto ter reaberto oficialmente a voos internacionais a 24 de outubro, até agora só voos domésticos chegaram e partiram do aeroporto, principalmente da capital da Indonésia, Jacarta.

Para chegar a Bali, os turistas estrangeiros têm de lidar com rígidos requisitos de entrada relativos à covid. Têm de obter um visto de negócios, que custa 300 dólares (neste momento não há vistos de turismo), fazer vários testes PCR e comprar um seguro de saúde especial. Além disso, os custos das passagens são mais elevados do que o habitual devido à falta de voos diretos.

Uma esperançada visitante é Justyna Wrucha, cidadã do Reino Unido que planeia uma viagem a Bali com o marido. Será a primeira visita de ambos à ilha, um sonho há muito acalentado.

"Pensamos que o Governo na Indonésia e em Bali é extremamente duro ao impor uma quarentena de 10 dias a pessoas com a vacinação completa", diz Wrucha à CNN.

As políticas covid de Bali no que se refere a visitantes estrangeiros são determinadas pelo Governo central em Jacarta, não pelas autoridades locais da ilha. Originalmente, as quarentenas eram mais curtas, mas foram recentemente aumentadas devido aos receios da nova variante, a Ómicron.

Wrucha e o marido chegarão a Jacarta a 26 de dezembro, vão fazer quarentena durante 10 dias e depois vão para Bali, salvo alterações ou problemas de última hora. Ela diz que se basearam nas redes sociais, principalmente no Instagram, para se manterem atualizados em vez que recorrerem aos canais oficiais do Governo.

"Antes da covid, as pessoas da Europa e do Reino Unido adoravam Bali", acrescenta.

Ray Suryawijaya, diretor da Associação Indonésia de Hotéis e Restaurantes do distrito Badung de Bali concorda com Wrucha.

"Com todas as barreiras, é difícil esperarmos que venham a Bali turistas estrangeiros", declarou.

No entanto, há uma pequena centelha de esperança com o gradual regresso do turismo interno. Ray relata que a taxa de ocupação dos hotéis em Bali está agora nos 35%.

"Aos fins de semana, cerca de 13 000 turistas nacionais visitam Bali", acrescenta.

Apesar de esse pequeno fluxo de visitantes ser uma nota encorajadora no fim do ano, especialmente para os muitos habitantes de Bali que dependem do turismo para sustentar as famílias, não será suficiente para salvar a temporada de 2021.

Fotografia da praia de Bali de Putu Sayoga/Bloomberg através do Getty Images.

 

Viagens

Mais Viagens

Na SELFIE

Mais Lidas

Patrocinados