Austrália vai gastar valor recorde de 31 milhões de euros para proteger os coalas

CNN , Jake Kwon
3 fev 2022, 10:00
Coalas. AP Photo/Rob Griffith

A Austrália vai gastar o valor recorde de 50 milhões de dólares australianos (31 milhões de euros) ao longo dos próximos quatro anos para reforçar a proteção a longo prazo e a recuperação da sua população de coalas, disse o gabinete do primeiro-ministro Scott Morrison, numa declaração no sábado passado.

“Os coalas são um dos símbolos mais adorados e mais reconhecidos da Austrália, tanto no país como por todo o mundo, e estamos empenhados em protegê-los para as gerações vindouras”, disse Morrison.

O fundo será usado para “recuperar o habitat dos coalas, melhorar o nosso conhecimento das populações destes animais, apoiar a formação em cuidado e tratamento de coalas, e reforçar a investigação sobre os resultados na saúde dos coalas”, disse Morrison.

Com o novo investimento, o governo australiano terá já dedicado 74 milhões de dólares australianos (46 milhões de euros) aos coalas desde 2019, acrescentou o primeiro-ministro.

Desde 2018, desapareceram cerca de 30% dos coalas australianos devido a incêndios, seca e desmatamentos para construção, de acordo com uma declaração da Australian Koala Foundation, em setembro de 2021. Isto inclui a perda grave de população após os incêndios catastróficos de 2019, que destruíram quase 5 milhões de hectares (48 000 quilómetros quadrados) de terras só na região da Nova Gales do Sul.

Além disso, as populações de coalas australianos estão a ser ameaçadas pela recente propagação de clamídia, uma doença sexualmente transmissível que pode causar cegueira e quistos dolorosos no sistema reprodutor dos animais que podem levar a infertilidade ou morte.

Os cientistas estão atualmente a testar vacinas contra a clamídia para proteger os animais. Os investigadores estão também a estudar a força genética das populações para verem como variantes únicas de ADN podem dar resistência a doenças, dizia a declaração do gabinete do primeiro-ministro.

O coala está assinalado como “vulnerável” na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), que cataloga as espécies em risco de extinção. A UICN diz que há entre 100 mil e meio milhão de coalas na natureza, mas a Australian Koala Foundation diz que esse número é mais próximo de 58 mil.

Mundo

Mais Mundo

Patrocinados