As imagens de satélite que mostram movimentações militares perto da fronteira da Bielorrússia com a Ucrânia

23 fev 2022, 03:00

Empresa privada norte-americana divulgou imagens de satélite que mostram mais tropas, mais equipamento pesado, e pelo menos mais um hospital de campanha na Bielorrússia, a poucos quilómetros da fronteira ucraniana. Também na Rússia há concentração de forças a poucos quilómetros da Ucrânia

Imagens de satélite mostram um novo destacamento de mais de 100 veículos militares e dezenas de tendas no sul da Bielorrússia, muito perto da fronteira ucraniana, de acordo com uma empresa privada dos EUA citada pela Reuters. A Associated Press acrescenta que um dos locais identificados nas imagens é o aeródromo de Bokov, perto de Mazy, na Bielorrússia, a poucos quilómetros da fronteira norte da Ucrânia.

As imagens também mostraram que um novo hospital de campanha foi acrescentado a uma guarnição militar na Rússia ocidental, igualmente perto da fronteira com a Ucrânia.

Contudo, a agência de notícias não conseguiu verificar junto de entidades independentes as imagens divulgadas pela Maxar Technologies, que tem vindo a acompanhar por satélite a movimentação das forças russas perto das fronteiras ucranianas.

Ainda de acordo com as imagens e informações divulgadas pela Maxar, foram detetados perto da fronteira da Ucrânia com a Rússia vários novos destacamentos de tropas, bem como transportadores de equipamento pesado, utilizados para mover tanques, artilharia e outro equipamento pesado.

A Associated Press adianta um dos locais onde foram detetadas novas concentrações de militares e equipamento: trata-se de zonas rurais a sudoeste da cidade de Belgorod, a menos de 20 quilómetros da fronteira com a Ucrânia. 

 

Europa

Mais Europa

Patrocinados