Voos retomados nos EUA após falha informática. Mais de mil ligações foram canceladas

11 jan 2023, 12:05
Problema informático provoca o caos em aeroportos dos Estados Unidos (Ted Shaffrey/AP)

Autoridades continuam sem saber o que aconteceu a um dos sistemas de navegação

Um problema no sistema da Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla original) causou vários problemas a vários voos nos Estados Unidos. Trata-se de um sistema que ajuda os pilotos antes das descolagens, e que está a impedir que vários aviões levantem voo.

Para já, e segundo a CNN, não é ainda possível saber ao certo qual a verdadeira extensão do problema, uma vez que algumas companhias aéreas podem voar sem acesso a este sistema, conhecido como NOTAMS, que é utilizado para obtenção de informação real sobre perigos e restrições às aeronaves. A FAA estipula que os pilotos não devem seguir apenas este sistema, pelo que os aviões podem operar em segurança através de outros dados.

"Os técnicos estão a trabalhar para repor o sistema e não existe estimativa para restaurar o serviço", pode ler-se num comunicado da FAA, que impediu a partida de voos domésticos até às 09:00 de Washington, 14:00 em Portugal Continental. Entretanto, e segundo a mesma fonte, o aviso foi levantado, pelo que todos os aviões podem agora descolar.

Por identificar continua o problema que levou ao caos nos aeroportos norte-americanos.

A American Airlines referiu que esta é uma situação que está a afetar todas as companhias aéreas, estando a trabalhar com a FAA para "minimizar o impacto na operação e nos clientes". Já a United Airlines confirma o adiamento de vários voos domésticos.

O website FlightAware, que faz o acompanhamento de voos em todo mundo, dava conta de que mais de seis mil voos tinham sofrido atrasos, enquanto mais de mil já tinham sido mesmo cancelados..

E.U.A.

Mais E.U.A.

Patrocinados