André Ventura expulso do Twitter (desta vez para sempre)

23 fev 2022, 15:47
André Ventura

Presidente do Chega diz que a decisão da rede social é "impressionante". Esta foi a nona vez, pelas contas do próprio, em que acabou excluído do Twitter. Só que, agora, a saída será definitiva. O caso deverá acabar em tribunal

O Twitter informou André Ventura que, após várias suspensões, não vai restaurar a conta do presidente do Chega. Em reação à CNN Portugal, o líder do Chega classificou esta decisão como "impressionante".

A gigante tecnológica explica que a “conta foi suspensa e não será restaurada por violar os Termos de Serviço” da rede social, sobretudo, “as regras contra condutas de ódio”.

“É contra as nossas regras promover a violência contra ou atacar diretamente ou ameaçar outras pessoas com base na sua raça, etnia, orientação sexual, género, igualdade de género, afiliação religiosa, idade, deficiências ou doença”, pode ler-se na mensagem, a que a CNN Portugal teve acesso esta quarta-feira.

A conta de Twitter de André Ventura tinha sido novamente suspensa na segunda-feira. Segundo o líder do Chega, em declarações por escrito à CNN Portugal, em causa estariam declarações sobre a "imigração islâmica descontrolada, que pode ser um perigo para a União Europeia". Na mesma publicação, Ventura disse que colocou a imagem de um ataque terrorista.

Segundo o presidente do Chega, tratou-se da nona vez em que foi banido do Twitter. Ventura confirmou que deverá avançar em tribunal contra a rede social. Em outubro, quando foi bloqueado, também admitia esse cenário, que não concretizou porque a conta foi entretanto reativada após um recurso junto da tecnológica.

Ao longo dos últimos dias, vários nomes ligados ao Chega têm sido excluídos do Twitter. Com destaque para Pedro Frazão, vice-presidente do partido e recentemente eleito como deputado, que a rede social diz ter "múltiplas contas para fins abusivos". Em linha com aquela que tem sido a posição do partido sempre que se dão este tipo de exclusões, Frazão realçou que estas decisões se têm aplicado apenas à direita. 

André Ventura encontra-se esta quarta-feira em Madrid, onde terá reuniões com diferentes dirigentes do Vox, incluindo o seu líder Santiago Abascal.

Relacionados

Partidos

Mais Partidos

Patrocinados