All I Want for Christmas is You: famosa música de Natal processada 28 anos depois

4 jun 2022, 17:00
Mariah Carey na noite de Ano Novo, na Times Square, em Nova Iorque

Mariah Carey ainda não comentou o processo, onde Andy Stone lhe pede 20 milhões de dólares (cerca de 18,6 milhões de euros) por danos

A cantora Mariah Carey está a ser processada por violação de direitos de autor na música All I Want for Christmas is You. Em questão, uma outra música com o mesmo nome escrita cinco anos antes. Estão em jogo 20 milhões de dólares (cerca de 18,6 milhões de euros).

Andy Stone, compositor que deu entrada ao processo, afirma ter escrito uma canção homónima cinco anos antes. No entanto, existe uma peculiaridade. Embora as músicas partilhem o nome, a melodia é muito diferente. Este pormenor não parece fazer Stone mudar de ideias, que afirma que Mariah Carey não pediu permissão para usar o nome e que All I Want For Christmas is You lhe trouxe muita popularidade.

Esta última afirmação é de facto verdadeira, já que a canção se tornou na música mais ouvidas na época natalícia na atualidade, mesmo tido sido lançada em outubro de 1994.

Mariah Carey ainda não comentou o processo, onde Andy Stone, cujo nome artístico é Vince Vance, da banda Vince Vance and the Valiants, lhe pede 20 milhões de dólares (cerca de 18,6 milhões de euros) por danos. Veja a música de Andy Stone abaixo e faça as comparações.

São várias as questões acerca deste processo, sendo que não se sabe porque é que o mesmo foi iniciado 28 anos depois do lançamento da música, nem se percebe o porquê de esta ser uma questão importante para Andy Stone, visto que muitos são os casos de músicas que têm o mesmo nome. Inclusive, o United States Copyright Office tem registadas 177 músicas com o nome All I Want for Christmas is You.

Este é um caso que já tem alguns meses, sendo que os advogados de Stone dizem ter contactado Mariah Carey o ano passado, dizendo não ter conseguido chegar a um acordo.

All I Want for Christmas is You já rendeu a Mariah Carey 60 milhões de euros e foi ouvida no Spotify mais de mil milhões de vezes.

Música

Mais Música

Patrocinados