"A nossa coragem impressiona o mundo, a nossa música conquista a Europa". Zelensky quer Eurovisão em Mariupol

CNN Portugal , DCT com Lusa
15 mai, 08:19

A banda ucraniana Kalush Orchestra, cuja canção "Stefania" mistura hip-hop e música tradicional, obteve 631 pontos

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, saudou a vitória do seu país no festival da Eurovisão, ligando-a à invasão russa com a frase "a nossa coragem impressiona o mundo, a nossa música conquista a Europa".

A frase foi escrita na sua página na rede social Facebook, pouco tempos depois da vitória da Ucrânia no 66.º Festival Eurovisão da Canção, realizado em Turim, Itália.

"No próximo ano, a Ucrânia será a anfitriã da Eurovisão! Pela terceira vez na sua história. E eu acredito - não a última. Faremos o nosso melhor para um dia receber os participantes e convidados da Eurovisão em Mariupol ucraniana", escreveu Zelensky.

A banda ucraniana Kalush Orchestra, cuja canção "Stefania" mistura hip-hop e música tradicional, obteve 631 pontos, à frente do britânico Sam Ryder com "Space Man" (466 pontos) e do cantor espanhol Chanel com "Slo Mo" (459 pontos).

Na atuação de sábado à noite, a banda Kalush Orchestra pediu ajuda para o seu país bem como para a cidade de Mariupol e para a siderurgia Azovstal, na sequência da invasão russa.

"Por favor ajudem a Ucrânia, por favor ajudem Mariupol, por favor ajudem Azovstal", disse o líder do sexteto, Olenh Psink, numa mensagem em que apelava à intervenção internacional para ajudar o grupo de soldados barricados na fábrica, o último reduto da resistência ucraniana na cidade portuária.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de três mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A ofensiva militar causou a fuga de mais de 13 milhões de pessoas, das quais mais de seis milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Por causa da invasão a Rússia foi excluída do Festival Eurovisão da Canção.

Relacionados

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais

Artes

Mais Artes

Patrocinados