Desemprego mantém-se em outubro e economia cresce 4,2% no terceiro trimestre

CNN
30 nov 2021, 11:46
IEFP
IEFP

Taxa de desemprego manteve-se inalterada em outubro deste ano, face ao mês anterior. Já o PIB registou um crescimento homólogo de 4,2% entre julho e setembro

PUB

A taxa de desemprego fixou-se em 6,4% em outubro, mantendo-se inalterado face ao mês anterior, de acordo com os dados divulgados nesta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A mesma entidade revelou hoje que a economia portuguesa cresceu 4,2% no terceiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Apesar de o desemprego se ter mantido, o emprego recuou no mesmo período em análise. A população empregada diminuiu 0,3% em relação a setembro para os 4,82 milhões, mas aumentou 2,9% relativamente a outubro de 2020. A população desempregada aumentou 1,0% em relação ao mês precedente e diminuiu 2,4% relativamente a três meses antes para os 331,6 mil. Face ao mês homólogo caiu 13,8%. 

PUB

O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu tanto em termos homólogos, como em cadeia (2,9%). No trimestre anterior, a variação homóloga do PIB tinha sido 16,1%, em grande medida, devido ao forte impacto da pandemia no segundo trimestre de 2020.

"O contributo da procura interna para a variação homóloga do PIB foi positivo, mas menos intenso que o observado no trimestre anterior. Por sua vez, o contributo da procura externa líquida manteve-se negativo no terceiro trimestre, verificando-se um aumento das Importações de Bens e Serviços ligeiramente mais pronunciado que o crescimento das Exportações de Bens e Serviços", pode ler-se na nota divulgada hoje pelo INE.

PUB
PUB
PUB

 

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais

Economia

Mais Economia

Patrocinados