«No auge das minhas capacidades» (Zidane)

26 jun 2000, 02:31

Francês considera equipa mais forte que em 98

Zidane, depois de mais uma óptima exibição, desta vez frente à Espanha, nos quartos-de-final do Europeu, admite estar em grande forma. «Tenho 28 anos e estou no auge das minhas capacidades. Estou a sentir-me muito bem, esperemos que continue assim.» 

Diante da Espanha, o número 10 da Selecção francesa - adversária de Portugal nas meias-finais do Campeonato da Europa, na próxima quarta-feira - marcou o primeiro golo, de livre, e pautou o ritmo de jogo da sua equipa, criando a maior parte das oportunidades de golo do primeiro tempo e acalmando o encontro no segundo, com a França em vantagem. 

«Quando não sabemos o que fazer com a bola passamo-la ao Zidane e ele inventa qualquer coisa», referiu no final do jogo com a Espanha o defesa-esquerdo Lizarazu. «Ele é excepcional», acrescentou Dugarry. «Às vezes apetece parar de jogar só para o ver.» 

Zidane provocou comparações com Platini, o grande número 10 da História do futebol francês, ao marcar de livre directo contra a Espanha, como Platini fizera em 84, na final do Europeu. Curiosamente os dois médios atingiram o auge na mesma equipa - a Juventus, de Itália. 

No entanto, a alegria francesa poderia ter dado lugar a frustração caso Raul tivesse convertido para a Espanha um penalty no último minuto de jogo. «Já nos estávamos a preparar para o prolongamento», admite Zidane. «Seria complicado para nós, mas para a Espanha também, e creio que estávamos mais frescos. De qualquer maneira, olhando para os 90 minutos acho que merecemos ganhar.» 

E a estrela da equipa francesa, que marcou dois golos na vitória por 3-0 sobre o Brasil em 98, na final do Campeonato do Mundo, deixa já um aviso a Portugal: «Acho que estamos mais fortes do que há dois anos. Amadurecemos e agora temos vários pontas-de-lança de qualidade.»

Patrocinados