Mundial-2002: Bélgica lidera prémio «fair-play»

24 jun 2002, 12:07

Portugal não entra nas contas A selecção belga está a um curto passo de conquistar o troféu para a equipa mais disciplinada do Mundial. O Brasil é a única equipa que ainda pode chegar lá.

A Bélgica lidera, à entrada para as meias-finais, a classificação do prémio fair-play instituído pela FIFA para este Mundial-2002. A tabela inclui apenas as 16 equipas que passaram à segunda fase - isto é, que tenham cumprido quatro ou mais jogos na prova - e tem em conta os seguintes seis critérios:

  • Número de cartões amarelos e vermelhos
  • Jogo positivo - com iniciativa de ataque e sem recurso a faltas
  • Respeito para com o adversário
  • Respeito para com o árbitro
  • Comportamento dos elementos do banco (treinadores e dirigentes)
  • Comportamento dos adeptos

Por curiosidade, é de salientar que as cinco primeiras equipas da classificação foram eliminadas logo nos oitavos-de-final, sendo o Brasil (6º lugar) o melhor dos quatro semifinalistas. A Coreia do Sul é a última das 16 equipas consideradas, ocupando a Alemanha o 8º posto e a Turquia o 14º.

A Bélgica tem vantagem tangencial sobre a Suécia (2º) e o Japão (3º), mas já não será ultrapassada por estas selecções.

Lista dos vencedores do prémio fair-play desde a sua instituição, em 1978:

1978- Argentina

1982- Brasil

1986- Brasil

1990- Inglaterra

1994- Brasil

1998- Inglaterra e França

Para além desta classificação, a FIFA vai atribuir ainda mais quatro prémios oficiais: a Bota de Ouro (para o melhor jogador), a Bola de Ouro (melhor marcador), o prémio para a equipa mais espectacular (decidido por votação dos adeptos no site oficial do Mundial) e ainda o prémio Yashine (melhor guarda-redes).

Patrocinados