Quem acompanha Portugal?

20 jun 2000, 00:53

Dia de decisões no grupo A O primeiro lugar já ninguém tira a Portugal, aconteça o que acontecer no encontro com a Alemanha, mas a segunda posição do grupo A, que também dá um lugar nos quartos-de-final, ainda está em aberto. Inglaterra, Roménia e Alemanha decidem hoje.

Em fase de decisões no Campeonato da Europa, será hoje conhecido mais um quarto-finalista. Inglaterra, Roménia ou Alemanha vão juntar-se a Portugal como apurados do Grupo A. O primeiro lugar, no entanto, já não foge aos portugueses, independentemente do resultado da partida de hoje com a Alemanha. 

Humberto Coelho vai poupar os jogadores mais utilizados e dar oportunidade a habituais suplentes. Secretário e Abel Xavier, por lesão, ficam de fora. No banco devem sentar-se por exemplo Figo, Rui Costa, João Pinto, Paulo Bento, Jorge Costa ou Dimas. 

Alemães em apuros 

A Alemanha, em princípio, agradece. Embora Humberto Coelho deposite total confiança nos 22 jogadores presentes na Holanda, a tarefa dos alemães poderá ficar facilitada com a ausência das estrelas portuguesas. E bem que a Alemanha precisa de um jeitinho. A Selecção treinada por Ribbeck precisa de um quase-milagre para chegar aos quartos-de-final. 

Os alemães têm de vencer Portugal, esperar que a Roménia vença a Inglaterra e no final do dia têm de ter vantagem no desempate com os romenos. Ou seja, têm de conseguir uma vantagem maior sobre Portugal do que a que a Roménia conseguiria sobre a Inglaterra, ou se a margem da vitória for igual têm de marcar mais golos. 

E o ambiente que se vive no seio da equipa alemã não ajuda. Ribbeck está de saída, as suas opções são cada vez mais contestadas e em altura de dificuldades falta um jogador carismático e desequilibrador em torno de quem o grupo se possa unir. 

Empate é suficiente para os ingleses 

Perante tais contingências, o segundo classificado do grupo, que no próximo sábado jogará com a Itália em Bruxelas, deverá sair do Inglaterra-Roménia. Aos ingleses basta um empate, os romenos têm de ganhar. E se o futebol britânico, apesar da eficácia revelada diante da Alemanha, que permitiu segurar uma magra vitória por 1-0, está longe de impressionar, que dizer de uma Roménia que precisava de vencer Portugal e só chegou duas vezes à baliza de Vítor Baía? 

Dúvidas a esclarecer hoje, a partir das 19.45 horas. O Portugal-Alemanha, arbitrado pelo holandês Dick Jol, terá lugar em Roterdão. O Inglaterra-Roménia joga-se em Charleroi e terá como árbitro o suiço Urs Meier.

Patrocinados