Jornalista, comentador político e moderador do programa "Contra Poder"
Anselmo Crespo é Diretor de Novos Conteúdos da CNN Portugal e TVI, comentador político destes dois canais e apresentador do programa semanal Contra Poder, na CNN Portugal.
Foi Diretor de Informação da TVI e da TVI24 até fevereiro de 2022 e subdiretor de informação da TSF entre 2016 e 2020, onde acumulou a editoria de Política e a pasta do digital.
Na TSF, Anselmo Crespo foi comentador de assuntos políticos, realizou várias entrevistas aos principais protagonistas políticos do país, foi autor e apresentador de vários programas de debate político — “Bloco Central”, “Almoços Grátis”, “Política Pura”, “A vida do dinheiro” e “Entrevista TSF/DN” — e foi o principal responsável pela reformulação do site (tsf.pt).
Iniciou a sua carreia televisiva em 2002, na SIC, onde passou pelo desporto e, mais tarde acabou por se especializar em temas económicos.
Foi enviado especial da SIC a grandes eventos nacionais e mundiais e autor de grandes reportagens.
Em 2014, aceitou o desafio de coordenar o Jornal da Noite — o principal jornal da estação — e, mais tarde, acumulou com a edição da secção de Política.
Comentador de assuntos políticos há vários anos, moderou debates e conduziu várias entrevistas aos mais altos responsáveis políticos do país. Coordenou ainda várias operações especiais em televisão.
Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior, completou o mestrado na Universidade Autónoma de Lisboa.
Referência ainda para dois livros publicados em co-autoria — “Um mundo faz de conta” e “Improváveis no sofá” — e para vários debates e conferências onde é convidado, seja como keynote speaker, seja como moderador.
Foi ainda colunista do jornal Diário de Notícias desde 2016 e em 2019 venceu o prémio “Mérito e Excelência” atribuído pelo jornal Região de Leiria.