Mundial-2002: conflito de datas entre FIFA e UEFA

15 dez 2000, 17:27

Calendários dõs campeonatos europeus em causa

A UEFA anunciou hoje (sexta-feira) que irá pedir à FIFA a redução do número de dias que os clubes devem libertar os seus jogadores para o Mundial 2002, que se realizará no Japão e na Coreia do Sul. 

Anteriormente, os clubes estavam obrigados a libertar os jogadores 14 dias antes da cerimónia de abertura da competição, a 31 de Maio. Na reunião desta sexta-feira a UEFA solicitou uma redução para 11 dias, para que assim alguns países possam manter inalterada a calendarização dos seus campeonatos. 

«Mandamos uma carta à FIFA pedindo-lhes que reconsiderem o número de dias», afirmou Gerhard Aigner, director executivo da UEFA, para quem a situação se agravou «quando a FIFA decidiu adiantar um dia o início da competição, eliminando assim um sábado aos campeonatos nacionais». 

Aigner revelou ainda que a FIFA já recusou uma proposta que sugeria que cada clube libertasse os seus jogadores internacionais duas semanas antes do primeiro jogo da sua selecção. «Mas a FIFA insistiu que todos os jogadores deveriam estar presentes no início da competição», referiu.

Patrocinados