15:00 de 27/12: está marcado o momento em que Gouveia e Melo se torna almirante e CEMA

23 dez 2021, 17:48
Almirante Henrique Gouveia e Melo

Marcelo destaca em comunicado a "carreira brilhante" do até então chefe da Armada, Mendes Calado, que condecorou com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo

A tomada de posse de Gouveia e Melo como Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA) está marcada para a próxima segunda-feira, dia 27, às 15:00, anunciou a Presidência.

Marcelo Rebelo de Sousa confirma a promoção do vice-almirante a almirante, "sob proposta do Governo, com parecer favorável do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas e após audição do Conselho do Almirantado".

O Presidente da República, que aceitou a exoneração de Mendes Calado, condecorou o até então chefe da Armada com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo, "no quadro de uma carreira brilhante".

Comunicado da Presidência da República:

"1. O Presidente da República recebeu, do Governo, as propostas de exoneração do Senhor Almirante António Maria Mendes Calado do cargo de Chefe do Estado-Maior da Armada e de nomeação do Senhor Vice-Almirante Henrique Eduardo Passaláqua de Gouveia e Melo para o mesmo cargo.

2. Depois de receber o Senhor Almirante CEMA, e tendo em consideração a que haverá, muito em breve, legislação orgânica sobre o Estado-Maior-General e os três ramos das Forças Armadas – significando um novo ciclo político e funcional –, entendeu ser chegado o tempo de proceder à referida exoneração. Assim se antecipa de alguns meses o termo do segundo mandato, a ocorrer de acordo com disponibilidade manifestada pelo Senhor Almirante CEMA. O Presidente da República agradece e louva o muito qualificado desempenho do Senhor Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, aliás, no quadro de uma carreira brilhante, e condecora-o com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo.

3. Na sequência da citada exoneração, e sob proposta do Governo, com parecer favorável do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas e após audição do Conselho do Almirantado, o Presidente da República vai nomear Chefe do Estado-Maior da Armada o Senhor Vice-Almirante Henrique de Gouveia e Melo e promovê-lo ao posto de Almirante.

4. A posse do futuro CEMA realizar-se-á na próxima segunda-feira, dia 27 de dezembro, às quinze horas, de acordo com as regras adotadas pela Presidência da República nas posses conferidas em pandemia."

 

Poder

Mais Poder

Patrocinados