Qual é a ordem correta de aplicação dos cuidados de rosto? Guia dos 5 passos essenciais

21 nov, 22:33
Aplicar pela ordem correta os produtos cosméticos (Pexels)
Aplicar pela ordem correta os produtos cosméticos (Pexels)

Há 5 gestos rápidos e indispensáveis para manter a pele limpa e bem tratada. E para que não restem mais dúvidas sobre a sequência certa, explicamos, passo a passo, a ordem de aplicação dos cuidados de rosto

PUB

Nos últimos anos, a pele perfeita das coreanas, que são educadas para cuidar da tez desde muito jovens, conquistou as mulheres ocidentais e até a indústria da beleza. Mas a rotina de skincare das coreanas é extensa e meticulosa e implica pelo menos dez etapas. Por esse motivo, e apesar de ter conquistado muito terreno no Ocidente, não se torna prática para muitas mulheres trabalhadoras, mães e cuidadoras. Resultado?

Desmotivação e abandono dos cuidados com a pele. Na realidade, quanto mais simples e minimalistas forem as rotinas, de manhã e à noite, maior é a probabilidade de esses gestos serem repetidos sem falhas, dia após dia. E é uma forma de diminuir o consumo ou torná-lo mais responsável, contribuindo para reduzir a pegada da indústria cosmética.

PUB

E na verdade, um ritual simples e minimalista, é suficiente para manter a pele saudável.

1- desmaquilhagem e limpeza

Porque é que este passo é daqueles mesmo obrigatórios? Porque só a limpeza da pele permite eliminar a sujidade acumulada ao longo do dia, seja ela provocada pela poluição, maquilhagem, excesso de suor ou sebo, bem como remover as células mortas da pele, que a impedem de refletir a luz e manter a aparência luminosa. E mesmo quem não tem o hábito de se maquilhar, não pode saltar este passo. Só com a pele limpa é que se garante uma maior penetração e eficácia dos cuidados que serão aplicados no rosto nas seguintes etapas da rotina de beleza. E a água não é suficiente porque não contém tensioativos e solventes. Por isso, é fundamental ter um bom produto de limpeza, específico para cada tipo de pele e que pode ser de enxaguamento ou um leite ou água micelar. Idealmente nenhum destes produtos deve ficar no rosto, nem mesmo a água micelar. Por isso, quem opta por este último, deve passar no rosto, de seguida, um tónico ou água. A limpeza deve ser feita de manhã e à noite mas, se tiver de optar por um, o gesto noturno é mesmo o mais importante.

PUB
PUB
PUB

2- contorno de olhos

A pele do contorno dos olhos é mais delicada e fina, logo, muito mais sensível.  É por isso que se justifica o uso de um cuidado específico que deve ser aplicado no contorno ósseo, com movimentos circulares e ligeiros toques. Ambos os movimentos, quer o superior, quer o inferior, devem terminar no canal lacrimal, de modo a garantir a drenagem dos tecidos. Para minimizar o risco de alergias, deve optar-se por uma fórmula sem perfume.

3- sérum

Este é um cuidado mais concentrado em ingredientes ativos e que pode potenciar a ação do creme. Nem sempre a pele sente necessidade de um sérum e ele nunca substitui a aplicação de um creme porque não garante o conforto necessário, dado que não tem ingredientes oclusivos. Os séruns têm uma textura mais fluída e leve e muitos deles vêm acondicionados num frasco com pipeta que nunca deve tocar diretamente no rosto durante a aplicação.

4- creme de dia ou noite

Para um leigo pode parecer desnecessário ter cremes diferentes para o dia ou para a noite mas a nossa pele tem necessidades diversas nos dois períodos e a noite é a altura em que ela se regenera melhor. E porque? Porque durante a noite dá-se uma diminuição da barreira formada pelo filme hidrolipídico com a diminuição das secreções sebáceas e sudoríparas logo, a barreira à penetração dos cuidados de rosto é menor. O equivalente ao tamanho de uma avelã em creme é suficiente para cobrir todo o rosto. E o creme de dia ou de noite também pode, e deve ser estendido à zona do pescoço.

PUB
PUB
PUB

5- protetor solar

Não há melhor anti envelhecimento do que o uso de protetor solar diário. Mesmo no inverno, a pele tem de ser protegida do sol e dos raios ultravioletas que também existem, mesmo que não sejam tão visíveis. O protetor solar deve ser escolhido de acordo com o tipo de pele e há varias opções para todos os tipos de pele. E aqui, pode usar um protetor solar, ou um hidratante com protetor solar (também existem com cor).

 

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais

Beleza

Mais Beleza