Há pessoas furiosas nos aeroportos com fotos da Geração Z aos tabuleiros. Eis o que está a acontecer

CNN , Maureen O'Hare
26 out, 17:00
A curadoria de colecções de acessórios de viagem nos tabuleiros de aeroportos nas alfândegas é uma nova tendência viral. Maureen O'Hare/CNN

A curadoria de coleções de acessórios de viagem é uma nova tendência viral. Muita gente detesta o impacto

Os aeroportos ainda nem introduziram novas máquinas de "scanning" (raio-x) para que não seja necessário desfazer a bagagem de mão, mas já surge uma tendência para fotografar todos os objetos soltos no tabuleiro de segurança do aeroporto.

A “estética do tabuleiro do aeroporto” foi lançada no TikTok, no Instagram e no Pinterest, com as pessoas a partilharem fotografias dos seus óculos de sol, sapatos, artigos de higiene pessoal e material de leitura dentro dos pratos de polipropileno regulamentares.

Não espere sacos de plástico amassados cheios de pasta de dentes e tabletes de comprimidos. Esta é uma viagem aspiracional, onde a sua câmara de filmar de 35mm fica entre os seus mocassins vintage e a sua primeira edição de “Pela Estrada Fora”.

Esta é a mais recente de uma série de tendências, em que as pessoas selecionam os seus bens para uma exposição pública, desde estantes de livros a mesas de cabeceira e até o interior dos nossos frigoríficos. (Sim, “fridgescaping”, que envolve guardar flores e molduras ao lado da manteiga e dos ovos, é agora uma coisa).

No entanto, a tendência está a incomodar mais do que algumas moscas, devido ao facto de a fila de segurança do aeroporto ser um dos principais locais do mundo onde é imperativo evitar demoras.

Naturalmente, têm vindo a surgir artigos de opinião.

O New York Post arrasou a “tendência consumidora de tempo” como sendo uma praga liderada por influenciadores nas filas de segurança nos aeroportos.

O jornal Metro, do Reino Unido, disse que “‘a tendência que induz à ansiedade’ corre o risco de tornar alguém a pessoa mais odiada no aeroporto”.

Os comentários ao vídeo do TikTok da Shop Pursue, que mostra jovens mulheres a prepararem-se para uma “viagem de raparigas” organizando as suas Adidas Gazelles e malas Louis Vuitton num banco, vão desde “acho que as pessoas atrás de vocês estavam aborrecidas à espera” até “levavam com um choque no JFK por isto”.

No entanto, como muitas coisas que acontecem online, nem tudo é o que parece.

Num vídeo do TikTok com 82 mil gostos até agora, a influenciadora nova-iorquina Chelsea as of Late ensina um tutorial passo a passo sobre como seguir a tendência e ela não ser um incómodo.

O segredo, diz ela, é fazer isso depois de passar pela segurança: encontrar um local sossegado e “se tiveres tempo, prepara alguns tabuleiros diferentes, porque não?”

No entanto, essa continua a ser uma área destinada aos viajantes que precisam dela para reembalar os artigos necessários ou para uma paragem de descanso mais urgente.

Não esqueçamos também que, com todos aqueles sapatos a passarem pelos tabuleiros de segurança, mais vale deitar os seus artigos diretamente no chão. Em 2018, um estudo europeu concluiu que os tabuleiros de aeroporto são a parte menos higiénica do aeroporto, transportando mais germes do que as casas de banho.

Por isso, embora o desinfetante para as mãos não apareça normalmente nestas fotografias e vídeos de tabuleiros de aeroporto, deve provavelmente desempenhar um papel fundamental nos cuidados posteriores.

A tendência tem sido, sem surpresa, um enorme sucesso entre as equipas de marketing de todo o mundo, com marcas como a Anthropologie, retalhista de vestuário e artigos para a casa, e a Faber, editora de livros, a publicarem as suas caixas estilizadas.

A marca de soluções de arrumação Stackers disse à CNN: “Esta tendência alinhava-se na perfeição para nós, ao fazer a curadoria de uma seleção estética, ao mesmo tempo que nos concentrávamos nos nossos produtos de viagem.”

Muitas das caixas mais deliciosamente organizadas não envolvem uma viagem ao aeroporto.

Num dos vídeos mais populares do TikTok sobre a hashtag “airportaesthetic”, com 1,8 milhões de visualizações, a criadora de conteúdos Piper Taich, de Chicago, explica num tutorial que o seu tanuleiro de segurança do aeroporto foi comprado na Amazon e o seu cartão de embarque foi editado no Photoshop.

Em seguida, ela faz a curadoria das suas selecções temáticas de viagem para o conteúdo do seu coração.

“Se estão a perguntar qual é o objetivo disto, o objetivo é que seja divertido e que seja arte”, afirma. “É uma forma muito divertida de exprimir o meu amor pela moda, pela poupança e pela direção artística.”

“Desde que as fotos de glamour encenadas não estejam a causar atrasos ou problemas com outros passageiros no posto de controlo, não há problemas”, diz a TSA.

A ascensão das redes sociais e de software de filmagem e edição cada vez mais avançado e acessível significa que as pessoas são capazes de criar obras-primas caseiras como nunca antes, desde vídeos de dança a sketches de comédia e tutoriais de maquilhagem.

Contra estes prós, há os contras. Com imagens cor-de-rosa da vida de outras pessoas a inundar os nossos feeds 24 horas por dia, 7 dias por semana, a comparação social está a ter um grande impacto na saúde mental, especialmente para os mais jovens.

Quanto à estética do tabuleiro do aeroporto, embora as pessoas possam estar a ficar excitadas com a ideia de a Geração Z atrasar a fila para olhar para o umbigo, a Administração de Segurança dos Transportes dos EUA está otimista quanto ao risco.

“A TSA [sigla de Transportation Security Administration, a autoridade nacional norte-americana para a segurança nos transportes] apercebeu-se recentemente desta tendência”, disse um porta-voz à CNN. “Desde que as fotografias de glamour encenadas não estejam a causar atrasos ou problemas com outros passageiros no posto de controlo, não há problemas. Os viajantes devem ter o cuidado de proteger os seus documentos de identificação, passaportes e quaisquer objectos leves em cima que possam ser varridos para fora dos contentores quando entram nas máquinas.”

Para uma pausa nos ecrãs durante o voo, alguns viajantes com mentalidade "virótica" podem considerar a hipótese de “rawdogging” - aquilo a que costumávamos chamar olhar pela janela. E quando chegarem ao vosso destino, podem sempre pousar o telemóvel e ir dar um mergulho ou uma caminhada - a vida tem de ser vivida antes de a podermos documentar.

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