Roedores mortos e vários ninhos encontrados durante busca por presença de vírus mortal na casa de Gene Hackman

CNN , Veronica Miracle
14 abr 2025, 22:55
Agentes da autoridade conversam à porta da casa de Gene Hackman e Betsy Arakawa, a 27 de fevereiro (Roberto Rosales/AP via CNN Newsource)
Adicione a CNN como fonte preferidaSiga-nos no Google News ?Saiba mais

Os registos do Departamento de Saúde Pública do Novo México, obtidos pela CNN, revelaram a existência de roedores mortos e ninhos de roedores em oito anexos na propriedade do falecido ator Gene Hackman e da sua mulher Betsy Arakawa.

A avaliação ambiental da extensa propriedade foi realizada em março, uma semana depois de Hackman e a sua mulher terem sido encontrados mortos na sua casa em fevereiro.

Arakawa morreu de síndrome pulmonar por hantavírus, uma doença rara que os seres humanos podem contrair por contacto com roedores, fezes de roedores, saliva e urina, de acordo com o gabinete do investigador médico do Novo México. A mulher tinha 65 anos.

De acordo com o relatório, foram encontradas fezes de roedores em três garagens, duas pequenas casas e três barracões. Nas três garagens foram encontrados um roedor vivo, um roedor morto e um ninho de roedores.

A equipa do Departamento de Saúde do Novo México realizou a avaliação de risco em 5 de março como parte da investigação da morte de Hackman e Arakawa para garantir a segurança dos socorristas e dos membros da família que tinham acesso à propriedade. O risco de exposição na residência principal era baixo, de acordo com a veterinária de saúde pública do Estado do Novo México, Erin Phipps. O relatório indica que a residência não apresentava sinais de atividade roedora e estava limpa.

Os outros oito edifícios da propriedade eram acessíveis aos roedores, segundo o relatório. Em dois veículos da propriedade (listados como veículos de trabalho ou abandonados ou equipamento agrícola), também foram avistados roedores, um ninho e fezes. Os investigadores também encontraram armadilhas vivas nos anexos.

O hantavírus é uma doença rara, mas grave, que resultou na morte de 41% dos pacientes no Novo México. O estado do sudoeste tem registado o maior número de casos de hantavírus no país.

A Mayo Clinic aconselha a evitar o contacto com roedores, se possível, e a usar proteção quando limpar habitats de roedores, devido aos tratamentos limitados para a doença. Atualmente, não existe tratamento específico para o hantavírus e os sintomas, que no início se apresentam como gripe, podem demorar até dois meses a aparecer, de acordo com o CDC.

Heather Jarrell, médica legista chefe do gabinete do Investigador Médico do Novo México, afirmou que Arakawa morreu subitamente devido ao hantavírus, enquanto Hackman morreu dias mais tarde devido a complicações de doença cardiovascular hipertensiva e aterosclerótica, sendo a doença de Alzheimer avançada um fator que contribuiu para a sua morte. Tinha 95 anos.

Relacionados

Informação em todas as frentes, sem distrações? Navegue sem anúncios e aceda a benefícios exclusivos.
TORNE-SE PREMIUM

E.U.A.

Mais E.U.A.

Mais Lidas