Preço do gás natural sobe 9,5% com previsões de frio

15 nov 2022, 11:21
Fogão a gás (EPA)

Subida do preço resulta das previsões de baixas temperaturas e das interrupções nos fornecimentos da Noruega

O preço do gás natural na Europa está a subir quase 10% esta terça-feira, depois de uma queda de 14% na semana passada. A explicar este aumento do preço estão as previsões de descida de temperatura para os próximos dias, que levará as famílias a recorrerem a sistemas de aquecimento.

Os futuros TTF de gás natural para entrega em dezembro estão a valorizar 9,49% para 124,5 euros por MWh esta terça-feira, acumulando uma subida de quase 6% nos últimos cinco dias, de acordo com o site Barchart.

Evolução do preço do gás natural na Europa desde maio

Esta subida do preço do gás natural acontece devido às previsões de baixas temperaturas e às interrupções nos fornecimentos da Noruega, o maior exportador de gás da Europa, diz a Bloomberg.

Após um longo período de clima excecionalmente ameno, as temperaturas deverão cair abaixo da média no final da semana. Para Berlim prevê-se mesmo que caiam abaixo de zero, de acordo com a Maxar Technologies LLC, citada pela Bloomberg. Isso deverá forçar as pessoas a recorrer a sistemas de aquecimento, aumentando, assim, a procura por gás natural, mas também de diesel.

Além disso, os fluxos de gás vindos da Noruega caíram após problemas nas instalações. O campo de Asgard foi encerrado no passado domingo devido a um incêndio e não deverá voltar a funcionar até dia 19 de novembro.

As autoridades alertam, assim, que a crise energética está longe de terminar, uma vez que os fornecimentos mundiais de gás continuam limitados e o próximo inverno poderá ser mais desafiante. Isso está a deixar o mercado preocupado.

Relacionados

Economia

Mais Economia

Patrocinados