Um novo máximo desde março: preço do gás natural ultrapassa os 300 euros por MWh

Agência Lusa , CV
24 ago, 18:22
A decisão da Rússia em cortar o fornecimento de gás à Polónia e à Bulgária trará consequências diferentes a ambos os países, no entanto, o efeito está já à vista e irá alastrar-se por toda a Europa. (Foto AP/Sergei Grits, Arquivo)

O preço do holandês TTF, referência para o mercado europeu de gás natural, foi negociado a 300,165 euros por MWh

O preço do gás natural na Europa ultrapassou esta quarta-feira os 300 euros por megawatt/hora (MWh), um máximo desde o recorde histórico registado no início de março, no início da invasão russa da Ucrânia.

Cerca das 16:50 (hora de Lisboa), o preço do holandês TTF, referência para o mercado europeu de gás natural, foi negociado a 300,165 euros por MWh, uma subida de 11%, pressionado pelo anúncio de uma suspensão completa do fornecimento de gás russo via Nord Stream 1 por um período de três dias.

O gasoduto será fechado para três dias de manutenção no final do mês, anunciou a Gazprom na semana passada, que desta forma aumenta a pressão económica sobre a Alemanha e outros países europeus que dependem do combustível para a indústria, gerar eletricidade e aquecer residências.

Economia

Mais Economia

Patrocinados