Gary Lineker não retira o que disse sobre a nova lei de imigração no Reino Unido e não receia que a BBC rescinda o seu contrato. O antigo futebolista inglês e estrela do programa da BBC "Match of the Day" viu-se envolvido em polémica, depois de ter comparado a nova lei britânica às "ideias da Alemanha dos anos 30", numa referência ao regime nazi de Adolf Hitler. A comparação, partilhada no Twitter, na terça-feira, terá enfurecido o governo liderado por Rishi Sunak e a imprensa dá conta de que a televisão pública britânica foi pressionada a rescindir com o comentador desportivo.

A ministra do Interior, Suella Braverman, afirmou que os comentários de Lineker "diminuem a tragédia indescritível" que foi o Holocausto. A governante foi mais longe e, em declarações ao programa "Political Thinking" da BBC, afirmou que a alusão é "ofensiva", notando que o seu marido é judeu e que, por isso, a sua família sente "de forma muito profunda o impacto do Holocausto".

Também esta quinta-feira, a ministra da Cultura, Lucy Frazer, afirmou no parlamento que o comentário de Lineker era "desapontante e inapropriado", referindo que a sua mãe foi uma das refugiadas que conseguiu fugir da Alemanha Nazi. Frazer disse que a BBC "era independente do governo", mas defendeu a importância de a televisão se manter imparcial para "manter a confiança do público que paga uma taxa para a sua licença".

A BBC emitiu um comunicado sobre a polémica na quarta-feira: a televisão pública disse ter tido uma "conversa franca" com Lineker sobre as diretrizes de imparcialidade que regem a estação.

Questionado pelos jornalistas se tinha falado com o diretor-geral da BBC, Lineker respondeu que sim e acrescentou que os dois "falam frequentemente". E à pergunta sobre se mantinha o que escreveu na mensagem, o ex-avançado inglês foi taxativo: "claro", afirmou.

Esta quinta-feira, numa nova mensagem no Twitter, Lineker agradeceu o "apoio incrível" que recebeu desde que a polémica estalou, lamentou que "esta história tenha tomado proporções ridículas" e deu a entender que vai continuar como apresentador da BBC. "Mal posso esperar para apresentar o 'Match of The Day' de domingo", indicou.