Canadá encerra as buscas dos 12 tripulantes desaparecidos nas águas da Terra Nova

CNN Portugal , MJC
16 fev 2022, 22:49
Villa de Pitanxo (Marine Traffic)

As autoridades canadianas confirmaram o fim das operações de busca dos doze tripulantes do barco galego Villa de Pitanxo. Foram resgatadas três pessoas e nove corpos

Cerca de 39 horas depois de o sinal do barco Villa de Pitanxo se ter perdidos nas águas da Terra Nova, com 24 tripulantes a bordo, as autoridades do Canadá suspenderam definitivamente esta quarta-feira as operações de busca e salvamento dos 12 desaparecidos do barco de pesca galego, do qual foram resgatadas três pessoas e localizados nove corpos.

As autoridades canadianas confirmaram o fim das operações no Twitter. “Infelizmente, às quatro da tarde, com base nos resultados da exaustiva busca dos aviões e navios canadianos por mais de 36 horas, a busca dos 12 marinheiros desaparecidos da Villa de Pitanxo foi suspensa. Os nossos pensamentos e sinceras condolências vão para as famílias, amigos e comunidade pesqueira. O caso agora será entregue à polícia como um caso de pessoas desaparecidas no mar”, escreveu o Centro de Coordenação de Resgate de Halifax em duas mensagens nesta rede social.

Javier Touza, presidente da Cooperativa de Pescadores do Porto de Vigo, à qual pertence o navio naufragado, explicou ao El Pais que o Centro de Coordenação de Resgate de Halifax no Canadá não vai continuar com as buscas devido ao mau tempo na região, com temperaturas de até sete graus negativos - e uma sensação térmica mais elevada -, ondas de sete metros e água gelada: “É uma má notícia porque o apoio logístico que os seus helicópteros, aviões e a sua frota, nos davam foi muito importante nestas circunstâncias. Alegam as dificuldades de trabalhar nestas condições com mau tempo e pouca visibilidade. Os nossos arrastões continuam a procurar qualquer vestígio, embora eu não saiba por quanto tempo.”

Com 50 metros de comprimento e 10 de largura, o barco Villa de Pitanxo, proveniente de Marín, Pontevedra, Espanha, levava a bordo 24 pescadores, 16 dos quais espanhóis, cinco peruanos e três ganeses. Apenas foram resgatados três pescadores.

 

Relacionados

Mundo

Mais Mundo

Patrocinados