Presidente do Conselho de Administração da CMVM renuncia ao cargo devido a "problema de saúde"

CNN Portugal , BCE
28 mar 2022, 18:59
Gabriel Bernardino

A informação foi avançada pela CMVM em comunicado enviado às redações

O presidente do Conselho de Administração da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) renunciou ao cargo "por motivos de saúde", solicitando ao Ministério das Finanças a sua substituição "tão rapidamente quanto possível", adianta a CMVM, em comunicado.

Citado em comunicado, Gabriel Bernardino diz ter apresentado o pedido de demissão "com pesar", justificando a decisão com "um problema de saúde" que o impede de exercer as suas funções "com total dedicação e compromisso".

O responsável solicita, por isso, a sua substituição "num prazo de tempo tão curto quanto possível, tendo em conta as razões de saúde que justificam a decisão".

"Neste momento deixo uma palavra de agradecimento e admiração para toda a equipa da CMVM, com quem aprendi muito nestes meses e na qual deposito grande confiança", refere Bernardino.

Gabriel Bernardino integrou a CMVM em novembro de 2021, elegendo como prioritárias a promoção da confiança, da inovação e da agilidade na CMVM e no mercado de capitais português.

No mesmo comunicado, a comissão lembra que o Conselho de Administração aprovou um "plano de ação para os próximos três anos que, sem prejuízo de ajustamentos determinados por uma nova liderança, continuará a ser implementado como planeado"-

"O plano reflete o profundo compromisso da organização com a sua missão de regular e supervisionar o mercado de instrumentos financeiros português e as entidades que nele operam, protegendo os investidores e garantindo a estabilidade, integridade e o desenvolvimento do mercado de capitais português", pode ler-se ainda.

Economia

Mais Economia

Patrocinados