Jorge Braz: «É legítimo aspirar a tocar o céu de novo»

17 jan 2022, 09:49
Jorge Braz no Argentina-Portugal (André Sanano/FPF)

Selecionador falou sobre os objetivos de Portugal para o Mundial de futsal

O selecionador português de futsal admitiu ser legítimo «tocar o céu» novamente no campeonato da Europa de 2022, procurando repetir as conquistas do Europeu2018 e do Mundial2021 e honrar o ditado popular «não há duas sem três».

«Sabemos as ambições que temos, sabemos que é perfeitamente legítimo aspirar a tocar o céu de novo, mas também sabemos a dificuldade que é vencer o Europeu. Estamos focados no trabalho que temos de fazer para voltar a sentir o que sentimos ainda muito recentemente. Vamos ver se conseguimos que não haja duas sem três», disse o selecionador Jorge Braz, em entrevista à agência Lusa, nas vésperas do arranque da prova.

O técnico recordou a histórica conquista do Mundial, em outubro, para garantir o foco no Europeu: «Existe a vantagem de, nos últimos seis meses, termos estado quase três meses juntos. A única desvantagem, mas que todos temos muita consciência, é tentar tirar os ‘confettis’ da cabeça.»

A equipa das ‘quinas’ integra o Grupo A da prova, ao lado dos anfitriões Países Baixos, da Ucrânia e da Sérvia, naquele que Jorge Braz considera ser o agrupamento «onde há mais incerteza de quem vai passar», embora Portugal seja favorito.

«A Sérvia é uma seleção que sabe e quer competir, olha sempre com possibilidade de vencer sempre. Os Países Baixos têm a irreverência da rua e a motivação de jogar em casa. E a Ucrânia é ‘top’ europeu. A seguir aos candidatos, é a primeira que vem no ‘ranking’, seguida da Sérvia», analisou o selecionador.

Entre a “dor de cabeça” que foi construir a lista inicial de 14 convocados, Jorge Braz foi forçado a promover duas alterações, com as saídas do guarda-redes Edu, infetado com covid-19, e do pivô Cardinal, lesionado, para as entradas de Bebé e de Miguel Ângelo.

O Euro2022 de futsal disputa-se entre quarta-feira e 6 de fevereiro, nas cidades neerlandesas de Amesterdão e Groningen, sendo que os dois primeiros classificados se qualificam para a fase a eliminar, a disputar em exclusivo na capital dos Países Baixos.

Os campeões europeus e mundiais estreiam-se logo no primeiro dia do torneio, frente à Sérvia, às 16h30 (horas em Lisboa), seguindo-se duelos com os Países Baixos, à mesma hora, no domingo, e com a Ucrânia, às 19h30 de dia 28, na última jornada do Grupo A.

Relacionados

Patrocinados