Henrique Calisto assume candidatura à Associação Nacional de Treinadores

18 mar, 16:38
Henrique Calisto (lusa)

Treinador está a preparar a composição da lista e as linhas gerais do projeto que vai liderar

Henrique Calisto, histórico treinador do futebol português, confirmou, esta terça-feira, que é candidato à presidência da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF). 

«Confirmo que sou candidato à presidência da ANTF. Estamos numa fase de preparação da lista e do projeto», anunciou o antigo treinador no fórum da ANTF, que acontece no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos. 

Calisto elogiou José Pereira, atual líder da ANTF, e refere que não será «uma candidatura de rotura, porque os saberes alicerçam-se no que os nossos anteriores fizeram», disse. 

A candidatura terá como pilar o alargamento das vagas no terceiro e quarto nível do curso de treinador de futebol. «Sabemos que há treinadores que não assinaram contrato com clubes estrangeiros e mesmo em Portugal porque não tinham o grau exigido. Portanto, essa é uma das lutas, a valorização da informação», frisou. 

O proponente à liderança da ANTF destaca ainda que dará voz aos direitos laborais dos «treinadores» dos escalões «inferiores e formação».

«A ANTF também deve promover o acesso às novas tecnologias e metodologias de treino. Vamos tentar implementar uma revista trimestral com as novas realidades do treino e ciências envolvidas, nomeadamente através da tradução de "papers" veiculados em línguas que os treinadores não dominam», concluiu, sobre a necessidade de democratizar o acesso à informação pelos treinadores.  

Henrique Calisto teve uma longa carreira de treinador, passando por clubes como Boavista, Salgueiros, Sp. Braga, Varzim, Académica, Leixões, Penafiel, Chaves, Rio Ave e Paços de Ferreira.

Relacionados

IOL Footer MIN