O funeral da Rainha é hoje. Eis o que vai acontecer

CNN | CNN Portugal | Andreia Miranda , Ivana Kottasová, Lauren Said-Moorhouse e equipa visual da CNN
19 set 2022, 06:30
Netos da rainha na vigília à urna de Isabel II (Aaron Chown/Pool Photo via AP)

Acompanhe a viagem final da Rainha em direto na CNN Portugal. E veja aqui o que vai acontecer: de Londres até Windsor, como seguir a rota para o local de repouso da Rainha

Um Reino Unido no luto lamentará hoje a perda da sua venerada rainha. Ver-se-á pompa e circunstância, enquanto dezenas de milhares de pessoas se enfileiram nas ruas da capital britânica e centenas de milhões sintonizam as televisões para o funeral de Estado de Isabel II.

Os acontecimentos cerimoniais desta segunda-feira são o culminar de quase duas semanas de preparativos públicos, sob o nome de código “Operação Ponte de Londres”, em homenagem à vida notável de Isabel II - de uma jovem princesa que não nasceu para ser rainha a uma soberana que redefiniu o papel e conquistou uma admiração quase universal.

A Rainha Isabel II em Westminster Hall no início de sábado, 17 de Setembro. Crédito: Bernadette Tuazon/CNN

Após a morte da Rainha em Balmoral, a 8 de setembro, a sua urna foi transportada de volta da Escócia e transferida para Westminster Hall em Londres, numa procissão sombria. Ali ficaria no velório até à manhã do seu funeral.

Multidões de enlutados inundarão a capital na esperança de testemunhar a passagem da urna  - coberta pela Royal Standard e carregando os Instrumentos de Estado - uma última vez antes de a Rainha fazer a viagem para o seu último local de descanso, dentro da Capela de São Jorge em Windsor. Eis tudo o que precisa de saber sobre o adeus da Grã-Bretanha a uma das suas maiores monarcas de sempre.

A cronologia do funeral da rainha Isabel II

6:30 - Portas de Westminster Hall, onde o corpo da rainha está em Câmara Ardente, serão fechadas e o velório encerrado.

8:00 - Abertura de portas na Abadia de Westminster. Os convidados deverão começar a chegar a partir desta hora.

10:35 - de Westminster Hall a Westminster Abbey. Por volta das 10:35 da manhã [Portugal está na mesma hora de Londres], a urna será levantada do catafalque [estrado elevado onde está colocado o féretro].

10:44 - A urna será levada, em procissão, do Westminster Hall até à Abadia de Westminster na Carruagem de Armas do Estado da Marinha Real em procissão. Atrás do caixão seguirá o rei Carlos III, acompanhado pelos irmãos, os filhos e restantes membros da família real, assim como alguns funcionários da Casa Real.

10:52 - A procissão chegará ao portão Oeste da Abadia de Westminster e a urna será levada para dentro da abadia para o funeral de Estado.

11:00 - Tem início o funeral de Estado. O Arcebispo da Cantuária, Justin Welby, proferirá um sermão. Líderes mundiais, políticos, personalidades públicas e membros de famílias reais europeias, assim como mais de 500 dignitários de todo o mundo, estarão no serviço, que contará com a presença de até duas mil pessoas.

11:55 - Soará a melodia "Last Post" (usada em funerais militares das nações da Commonwealth) e serão feitos dois minutos de silêncio em todo o Reino Unido. Depois será entoado o hino nacional que encerrará o serviço fúnebre.

12:15 - Depois do serviço religioso na Abadia de Westminster, a urna será colocada na carruagem que a levou para o funeral e seguirá por Wellington Arch, no Hyde Park Corner.

Aí, a urna será transferida para o carro funerário de Estado e a procissão seguirá para o castelo de Windsor, com os membros da família real a seguir o cortejo.

O itinerário - alinhado pelas Forças Armadas - passará pela Praça do Parlamento e seguirá para Whitehall, a rua que atravessa o distrito governamental de Londres.

A procissão passará pelo Cenotáfio, o local do Serviço Nacional da Memória anual, a que a Rainha assistiu pessoalmente na maioria dos anos, e por Downing Street.

Desfile dos Guardas a Cavalo

A procissão move-se através da Parada dos Guardas a Cavalo, o cenário da cerimónia anual da “Trooping the Colour”, realizada para assinalar o aniversário oficial da monarca. Aqui, a Guarda Real do Rei aparecerá para fazer uma saudação real à medida que a urna passa.

The Mall

No The Mall, a procissão real passará pelas residências reais Clarence House e St James's Palace.

Palácio de Buckingham

À medida que o caixão passa pela última vez pelo Queen Victoria Memorial, a Guarda do Rei aparecerá no pátio e fazer uma saudação real.

13h - Arco de Wellington

A procissão é esperada em Wellington Arch por volta das 13:00, onde o portador transferirá a urna da Carruagem das Armas para o carro funerário do Estado para a viagem até Windsor. A urna da Rainha será conduzida até Windsor, cerca 40 quilómetros a oeste da capital. O castelo de Windsor é o local onde a Rainha viveu durante os últimos dois anos da sua vida.

15:00 (aproximadamente) - A urna chegará a Windsor e terá início uma procissão lenta que começará na Albert Road e passará por Long Walk - uma avenida pitoresca que conduz ao castelo, onde milhares de pessoas estarão à espera para se despedirem da Rainha quando a urna passar -, Cambridge Gate, Cambridge Drive, George IV Gate, Quadrangle, Engine Court, Norman Arch, Chapel Hill, Parade Ground e Horseshoe Cloister Arch, antes de chegar ao Castelo de Windsor.

15:40 - O rei e os outros membros da famílias real juntar-se-ão à procissão a pé, ao passar pelo quadrilátero do castelo. Armas de fogo serão disparadas pela Tropa do Rei do relvado oriental ao longo do cortejo real. Na Capela de São Jorge, a urna da Rainha será saudada por uma guarda de honra do 1º Batalhão de Guardas de Granadeiro montado, no Claustro Horseshoe, no sopé da Capela. Soldados do Regimento Montado de Cavalaria irão estar alinhados nos degraus, enquanto o grupo portador transporta a urna para dentro, para o serviço de compromisso.

16:00 - Tem início a cerimónia onde estará presente a família real, funcionários da Casa Real, Governadores Gerais e primeiros-ministros. A cerimónia será conduzida pelo deão de Windsor e o arcebispo da Cantuária também estará presente. Será a última cerimónia pública.

19:30 - Terá lugar o enterro da rainha Isabel II, numa cerimónia privada para a família que será conduzida pelo deão de Windsor, na Capela Memorial Rei George VI, localizada noutro local dentro da capela de São Jorge. A urna da rainha Isabel II será sepultada junto do marido, o duque de Edimburgo, e dos soberanos que a procederam.

A capela memorial é o local onde o pai e a mãe da Rainha foram sepultados. Uma urna contendo as cinzas da irmã da Rainha, a Princesa Margaret, também se encontra lá.

O Conde Marechal, o Duque de Norfolk, afirmou na semana passada que orquestrar o evento teve “tanto de humildade como de assustador”. E acrescentou que o evento desta segunda-feira visa “unir pessoas em todo o mundo” e “prestar um tributo adequado a um reinado extraordinário”.

A Rainha descansará na Capela de São Jorge, em Windsor. Dominic Lipinski - WPA Pool/Getty Images

 

Europa

Mais Europa

Patrocinados