Fundação para a Ciência e Tecnologia aprova 1.450 novas bolsas de doutoramento

Agência Lusa , CF
28 jul 2022, 21:43
Laboratório (AP Photo/John Minchillo, File)

As bolsas, que têm uma duração de quatro anos, destinam-se a conferir o grau académico de doutor por universidades portuguesas ou estrangeiras a candidatos envolvidos em trabalhos de investigação científica

Um total de 1.450 novas bolsas de doutoramento vai ser atribuído pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) no âmbito do concurso de 2022 cujos resultados provisórios foram esta quinta-feira divulgados.

O número de bolsas aprovadas para financiamento em 2022 é idêntico ao que foi proposto em 2021 (mas posteriormente corrigido para 1.454 após contestação de candidatos).

As bolsas, que têm uma duração de quatro anos, destinam-se a conferir o grau académico de doutor por universidades portuguesas ou estrangeiras a candidatos envolvidos em trabalhos de investigação científica. Para receberem o subsídio, concedido mensalmente, os bolseiros não podem exercer outra atividade remunerada.

Os candidatos podem contestar os resultados divulgados esta quinta-feira em sede de audiência prévia até 11 de agosto. Os resultados finais serão publicados em outubro, decorridos seis meses sobre o fim do prazo para apresentação de candidaturas.

O concurso deste ano teve uma taxa de aprovação de 46%, sendo que a maioria dos candidatos aprovados para bolsa voltou a ser constituída por mulheres (58%) e portugueses (76%).

A seleção foi feita por 424 avaliadores tendo em conta o mérito do candidato, do plano de trabalhos, da instituição de acolhimento e dos orientadores, com o número de bolsas a atribuir por cada painel de avaliadores a ser fixado pela FCT com base, nomeadamente, em "orientações de política científica para Portugal em contexto europeu".

O concurso da FCT de bolsas de doutoramento tem uma periodicidade anual.

A Fundação para a Ciência e Tecnologia é a principal entidade, na dependência do Governo, que subsidia a investigação científica em Portugal.

Relacionados

Educação

Mais Educação

Patrocinados