Do laboratório ao utente: Fundação “la Caixa” lança novo programa de apoio à inovação na biomedicina e na saúde

Conteúdo Patrocinado
9 mar 2023, 00:00

Empenhada em desenvolver a investigação de ponta do laboratório para os doentes através da criação de novos produtos, serviços e empresas na área das ciências da vida e da saúde, a Fundação “la Caixa” e o BPI lançaram um novo programa.

Trata-se do CaixaImpulse Inovação, que ambiciona apoiar projetos biomédicos inovadores, ajudando-os a validar os seus ativos e a definir a sua estratégia de exploração e valorização, de forma a aproximá-los do mercado.
Nesta missão, a Fundação “la Caixa” vai alocar até 5 milhões de euros ao CaixaImpulse Inovação, um investimento que irá apoiar até 25 projetos biomédicos inovadores, selecionados por um painel internacional de especialistas e profissionais da área. Investigadores de Portugal e Espanha poderão candidatar-se até ao dia 30 de março e cada projeto vencedor pode atingir um financiamento de 700.000 euros.
Este apoio é o seguimento do compromisso da Fundação “la Caixa” realizado em 2015, altura que criou o primeiro programa, que concedeu 18 milhões de euros a um total de 173 projetos, 17 deles portugueses, que deram origem à criação de 39 spin-offs. Por seu turno, estas empresas atraíram mais de 34 milhões de euros de outras fontes de financiamento. Torna-se assim para a Instituição, imprescindível apoiar os cientistas e investir em inovação para poder transformar os avanços que os investigadores alcançam nos seus laboratórios em melhorias para a saúde das pessoas. O trabalho desenvolvido pelo Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), um dos maiores da Europa, sob supervisão de Inês Gonçalves, é exemplo de um projeto de sucesso.

“Há 2.6 milhões de pacientes no mundo que usam cateteres de hemodiálise, e 15% morrem de infeções desses cateteres. Nós desenvolvemos a GOcap, uma tampa de cateter reutilizável que previne a infeção.”
 Inês Gonçalves, Group Leader i3S e Líder do Projeto CaixaImpulse
 

A GOcap contribuirá para o bem-estar e qualidade de vida do paciente, reduzindo os riscos associados a infeções, processos de re-intervenção, e hospitalizações, tendo um enorme impacto económico no sistema de saúde. 


 “A Gocap é inserida no cateter após as sessões de hemodiálise, e a sua tecnologia de grafeno ativada pela luz mata as bactérias que conseguem entrar para o interior do cateter. Com a Gocap vamos reduzir a mortalidade e custos associados à infeção, sem induzir resistência bacteriana.”
Patrícia Henriques, Investigadora do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto

O programa está organizado em 3 etapas, dependendo do seu estágio de desenvolvimento, para melhor responder às necessidades dos projetos. Os aspirantes a este concurso poderão candidatar-se a qualquer uma das etapas e, uma vez selecionados, avançar subsequentemente para a etapa seguinte após cumprir os objetivos necessários e submetidos a uma avaliação por especialistas independentes.
•    A primeira etapa destina-se a apoiar projetos que estejam a gerar uma prova de conceito da hipótese de valor de descobertas científicas para um ou mais potenciais ativos e a iniciar a procura de proteção dos direitos de PI.
•    A segunda etapa destina-se a apoiar projetos que já tenham identificado e caracterizado o(s) ativo(s) através da validação da prova de conceito, que necessitem de validação e desenvolvimento adicionais, e que estejam a aperfeiçoar o design do protótipo através da validação da utilização pretendida.
•    A terceira etapa destina-se a apoiar projetos que estejam no caminho do registo regulamentar e necessitem de uma caracterização avançada do(s) ativo(s), devam aperfeiçoar estratégias de viabilidade financeira e/ou estejam a explorar modelos de exploração.
 

A aprendizagem retirada da experiência dos investigadores que passaram pelo concurso anterior, reforça a mentora e o acompanhamento por especialistas internacionais das várias áreas do ecossistema da inovação. O acompanhamento pode durar até seis anos, nos casos em que o projeto seja acompanhado desde a ideia inicial até ao licenciamento do produto ou à obtenção de financiamento de outras fontes.

“O projeto financiado pela Fundação “la Caixa” deu-nos formação avançada em transferência de tecnologia e permitiu-nos desenvolver e validar o protótipo da GOcap em colaboração com o INESC, pagar a patente e contratar a Patrícia para explorar esta tecnologia que desenvolveu durante o seu doutoramento. Os projetos de Inovação CaixaImpulse dão acesso a uma rede de especialistas e mentores que ajudam os investigadores a transformar as suas tecnologias nos próximos dispositivos médicos no mercado.”
Inês Gonçalves, Group Leader i3S e Líder do Projeto CaixaImpulse

O concurso é realizado em colaboração com a Caixa Capital Risc, uma das principais investidoras de venture capital em Espanha, com mais de 20 anos de experiência. Através do fundo especializado Criteria Bio Ventures, investe na área da biotecnologia e das ciências da vida, dando apoio a empresas inovadoras que dão resposta a necessidades médicas não satisfeitas. A Caixa Capital Risc faz parte da CriteriaCaixa, a holding que gere o património empresarial da Fundação “la Caixa”. Em Portugal, este concurso conta com a parceria da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que financia projetos portugueses selecionados.

Será o seu projeto um candidato potencial? Reveja os seguintes requisitos:
Descrição do programa - Fundação la Caixa (fundacaolacaixa.pt)

 

 

FLC

Mais FLC