A Fundação Infantil Ronald McDonald comemora 25 anos de apoio a mais de 9.000 famílias com crianças em tratamento hospitalar.

conteúdo patrocinado
15 mai, 10:20
Fundação RMCD

A  Fundação Infantil Ronald McDonald assinala 25 anos de compromisso com as famílias de crianças e jovens em tratamento hospitalar, tendo já apoiado mais de 9.000 famílias em Portugal. Desde a sua criação, em 2000, a Fundação tem desenvolvido projetos que garantem conforto e proximidade a quem enfrenta a doença de um filho, permitindo que a família permaneça junto das suas crianças, minimizando os desafios emocionais e financeiros associados a estes períodos difíceis. Atualmente, a Fundação Infantil Ronald McDonald apoia 12 hospitais do SNS (Serviço Nacional de Saúde) com serviços de pediatria e continua a expandir a sua missão.

Para muitas famílias, a doença de uma criança ou jovem representa uma mudança profunda na rotina e são muitos os desafios acrescidos. Para minimizar esse impacto, e por saber da importância do envolvimento da família no tratamento e bem-estar da criança e do jovem doente, a Fundação Infantil Ronald McDonald disponibiliza estruturas de acolhimento gratuitas, como as Casas Ronald McDonald em Lisboa e no Porto, que permitem que as famílias que vêm de longe possam permanecer perto dos hospitais onde os filhos recebem tratamento. Desde a sua inauguração, em 2008, a Casa Ronald McDonald de Lisboa já acolheu mais de 2.000 famílias, enquanto a do Porto, que abriu as suas portas em 2013, prestou apoio a mais de 1.200. Além destes espaços, a Fundação criou ainda o Espaço Familiar Ronald McDonald no Hospital de Santa Maria, uma casa no hospital de apoio diurno que, desde 2017, recebeu mais de 3.400 famílias, e a Sala de Brincar Ronald McDonald na Ala Pediátrica do Hospital São João, que proporciona um ambiente lúdico e acolhedor para crianças internadas e já acompanhou mais de 2.300 famílias.



Para além da criação destes espaços, a Fundação tem vindo a reforçar o seu impacto através de iniciativas direcionadas para o bem-estar das famílias. Em 2021, lançou o programa dos Kits de Acolhimento Hospitalar, que são oferecidos às famílias que acompanham as crianças e jovens internados em 12 hospitais do Serviço Nacional de Saúde e que já beneficiaram mais de 20.000 famílias. Estes kits incluem artigos essenciais, como uma manta, umas meias, produtos de higiene e o acesso digital a revistas e jornais, procurando proporcionar algum conforto a quem acompanha um filho hospitalizado. A Fundação conta também com um Programa de Voluntariado Hospitalar na ULS São José, ULS Santa Maria e ULS São João, com mais de 350 voluntários dedicados a oferecer momentos de companhia e apoio emocional às crianças internadas e aos seus familiares, que contribuem para a humanização da saúde pediátrica. 

Para Marta Sousa Pires, Diretora Executiva da Fundação Infantil Ronald McDonald, este aniversário simboliza um percurso de dedicação e crescimento.

“Celebrar 25 anos da Fundação Infantil Ronald McDonald é um momento muito especial. Nestes anos, estivemos ao lado e fomos a luz de milhares de famílias, testemunhando como a proximidade, o conforto e o apoio são fundamentais na recuperação das crianças. O nosso trabalho só é possível graças à dedicação dos nossos voluntários, ao envolvimento dos parceiros hospitalares, aos nossos mecenas e doadores e à sociedade civil, que partilham a nossa missão. O nosso compromisso é continuar a crescer, garantindo que nenhuma criança ou jovem enfrente um tratamento hospitalar longe da força da sua família.”

Sobre a Fundação Infantil Ronald McDonald

A Fundação Infantil Ronald McDonald é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) de Utilidade Pública, criada em 2000 pela McDonald’s Portugal. Promovendo o cuidado centrado na criança e na família, apoia e cuida de famílias com crianças e jovens em tratamento hospitalar, promovendo o seu bem-estar físico, emocional e psicossocial.  

A intervenção da Fundação abrange 12 hospitais do Serviço Nacional de Saúde e conta com o apoio da McDonald’s Portugal, dos seus franquiados, da sociedade civil e de muitos parceiros. Com os seus projetos e programas, continua a garantir que cada vez mais famílias possam manter-se unidas durante o tratamento hospitalar das suas crianças e jovens, proporcionando conforto e esperança em momentos de grande desafio.
 

 


 

IOL Footer MIN