Sismo de 5,1 registado ao largo da Madeira

Andreia Miranda | João Lencastre Faria , Notícia atualizada às 7:52
16 fev 2022, 06:28

Inicialmente foi registado com a magnitude de 5,2, mas o Instituto Português do Mar e da Atmosfera reviu a intensidade

A Madeira foi atingida esta madrugada por um sismo de 5,1 na escala de Richter. A informação é do Instituto Português do Mar e da Atmosfera e confirmada pelo Centro Europeu de Sismos.

O sismo teve epicentro no mar, a cerca de 35 km a Sul do Funchal e, inicialmente foi registado com a magnitude de 5,2. 

Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima V (escala de Mercalli modificada) no concelho de Câmara de Lobos (Ilha da Madeira). Foi ainda sentido com menor intensidade nos concelhos de Funchal, Machico, Ribeira Brava e Santa Cruz (Ilha da Madeira).

De acordo com o Diário de Notícias da Madeira foi sentido por todo o arquipélago e causou grande sobressalto. Muitas pessoas saíram à rua, numa situação que está a gerar também alguma apreensão nos serviços públicos.

A Câmara Municipal do Funchal, informou, em comunicado divulgado às 05:33 que não tinham sido registadas ocorrências relacionadas com o abalo.

Contactados pela CNN Portugal, os bombeiros do Funchal e de Santa Cruz, revelam que receberam vários relatos de pessoas que sentiram o sismo, mas não há para já registo de ocorrências. Nesta altura, segundo o IPMA, há ainda a possibilidade de virem a ocorrer réplicas deste sismo.

Meteorologia

Mais Meteorologia

Patrocinados