Esta região de Itália é um dos segredos mais bem guardados da Europa

CNN , Silvia Marchetti
22 jan 2023, 17:00

As suas montanhas, desfiladeiros, praias e lagoas fazem dela uma das mais belas e variadas paisagens de Itália, mas pouca gente – incluindo os italianos – sabem sobre ela.

Talvez porque está escondida na fronteira com a Eslovénia e a Áustria, no nordeste do país, ou pelo histórico de invasões, incluindo o império austro-húngaro, ou talvez pelas muitas línguas faladas pelos habitantes locais, mal parece fazer parte de Itália.

Mas embora Friuli Venezia Giulia se estenda desde os Alpes cobertos de neve das Dolomitas até às águas beijadas pelo sol do norte do mar Adriático, nunca tem as multidões que deixam algumas partes de Itália lotadas no verão. E, no entanto, dizem os locais, vale tanto a pena visitá-la como o resto do país.

“Ao contrário de outras regiões italianas, não somos promovidos e estamos longe do turismo de massas”, diz a guia turística Roberta Bressan. “A nossa realidade é um nicho de pequena escala que os viajantes descobrem aos poucos a pouco."

Uma das maiores atrações da região é a paisagem. Com 13 reservas naturais e o intocado parque das Dolomitas, a região atrai turistas que procuram conectar-se com a natureza ou explorar ao ar livre.

“É um pedaço verdejante e celestial. Pode andar de bicicleta, fazer caminhadas no parque das Dolomitas e andar de caiaque ao longo de nascentes e túneis rochosos com águas azuis fluorescentes”, diz o autor de um blog local Luca Vivan.

Castelo de Miramare em Trieste. Créditos: felipe/Adobe Stock

Os verdejantes vales de Friuli estão rodeados pelos picos alpinos que, em dias claros, oferecem vistas até a costa. Labirintos de cavernas, ravinas e desfiladeiros com cascatas e rios de fluxo rápido pontilham o vasto planalto calcário no sopé das colinas.

As atividades ao ar livre acontecem durante todo o ano. O tempo mais quente traz voos de asa delta, caiaque em rios de águas turquesa, vela, windsurf e escaladas. No inverno, há esqui e trenós em resorts aconchegantes como Tarvisio, Tolmezzo e Piancavallo.

Maravilhas geológicas incluem a caverna subaquática do lago Gorgazzo, com as suas incríveis cores tropicais azuis-esverdeadas. Há também a fascinante Grotta Gigante, ou caverna gigante, uma das maiores do mundo.

Praias douradas

A Grotta Gigante é uma das maiores grutas do mundo. Créditos: Fabio Di Natale/Adobe Stock

Há trilhos de caminhadas que seguem as pegadas e esqueletos de dinossauros incrustados nas rochas e velhas rotas de pastores que ligam aldeias adormecidas.

Friuli é também um ponto de encontro de banhistas.

A cidade insular da lagoa de Grado, que se assemelha a uma Veneza em versão miniatura, é o mais próximo que Friuli chega de um popular resort de férias, enquanto Lignano Sabbiadoro é uma longa península de praias douradas.

Trieste possui uma praia invulgar, com origens que remontam a vários séculos. Os visitantes de Bagno all Lanterna são divididos entre homens e mulheres e mantidos separados por uma parede branca que se encontra no meio da praia.

“Os habitantes apreciam bastante e orgulham-se deste lugar”, diz Maria Bonacci, residente em Trieste. “Eles veem-na como a personificação da liberdade vanguardista do mesmo sexo, e a popularidade da praia continua a crescer, mesmo entre os jovens".

Trieste é um destino por direito próprio. A capital de Friuli é por vezes referida como a Pequena Viena de Itália, uma vez que a sua herança austro-húngara se reflete na majestosa arquitetura Mitteleuropa e na atmosfera decadente do “fin de siècle”.

A cidade também possui uma das maiores praças da Europa, a Piazza Unità D’Italia, com vista para o mar e cercada por elegantes palácios que exibem a sumptuosa grandeza imperial do passado – uma decadência desbotada, repleta de cafés históricos, que há muito atrai artistas e escritores, como o irlandês James Joyce.

Bonacci acredita que o que torna Friuli Venezia Giulia única é sua “alma dupla”.

A justaposição da grandeza imperial reflete-se em cidades como Trieste e as áreas rurais e montanhosas do interior compostas por " silenciosas aldeias secretas onde antigas tradições sobrevivem".

Os fortes ventos que por vezes atingem Trieste com rajadas de até 160 quilómetros por hora também ajudam a impulsionar a Barcolana, uma das maiores regatas do mundo, que atrai, no mês de outubro, mais de 2.000 barcos de várias envergaduras.

Glamour aristocrático

A regata anual Barcolana traz centenas de barcos ao Golfo de Trieste. Créditos: Andreas Solaro/AFP/Getty Images

As vilas mais pequenas de Friuli também merecem ser exploradas. Udine é uma Veneza em pequena escala com jardins luxuriantes. Gorizia, na fronteira com a Eslovénia, é conhecida como Salzburgo de Itália. 

A Cividale del Friuli, classificada pela UNESCO, tem um pitoresco centro medieval com vista para o rio Natisone.

Para os fãs de arqueologia, há a cidade de Aquileia, a antiga capital romana de Friuli, que possui uma impressionante basílica com um enorme mosaico paleocristão no pavimento que retrata animais simbólicos e a árvore da vida.

O glamour aristocrático está por todo o lado. A região possui uma incrível variedade de castelos e fortalezas fascinantes que remetem para o seu passado rico e poderoso.

O Forte Miramare é a joia de Trieste, construído pelo arquiduque Ferdinand Maximilian de Habsburgo como um refúgio de luxo no século XIX. Empoleirado num promontório e rodeado por um parque luxuriante, oferece uma vista espectacular do Golfo de Trieste.

Um castelo deslumbrante, que é também um resort de luxo, é o Castello di Spessa, onde se diz que o infame amante veneziano Giacomo Casanova permaneceu durante uma das suas viagens e, alegadamente, teve um caso com uma empregada. Hoje, os hóspedes podem dormir na sua extravagante suite.

Mas Friuli também tem uma alma "primitiva" bucólica. Está salpicada por pequenas aldeias antigas onde ainda restam as tradições agrícolas e o folclore.

A cidade de Palmanova tem a forma de uma estrela de nove pontas. Créditos: Sebastian/Adobe Stock

A aldeia de Sappada é um remoto enclave de língua alemã e uma estância de esqui com tradicionais e invulgares habitações de madeira com telhados de ripas conhecidas como blockbau. Os invernos oferecem paisagens silenciosas cobertas de neve.

Pesariis é uma aldeia alpina famosa pelos enormes relógios artesanais que decoram as suas vielas enquanto Sauris é conhecida pelas suas cervejas e pelo Speck, um presunto curado e fumado.

Cordovado, Toppo e Fagagna, aldeias com bairros medievais intactos e uma envolvente adormecida, parecem congeladas no tempo e fazem parte do clube das aldeias mais belas de Itália.

A cidadela-fortaleza de Palmanova é uma joia renascentista de origem veneziana com a forma de uma estrela de nove pontas. Diz a lenda que Leonardo Da Vinci a desenhou como a "cidade ideal".

O guia local Bressan, que oferece passeios personalizados pela região, recomenda navegar ao longo da lagoa de Grado enquanto degusta pratos regionais de marisco, ver as capelas rurais medievais e isoladas de Friuli, explorar no outono o Planalto Cársico “quando as cores são como a paleta de um artista” e visitar antigos centros mineiros, como Cludinico, atualmente museus a céu aberto.

Os “passeios de guerra” de Friuli também são bastante populares, diz Bressan. “Organizo frequentemente viagens de um dia para passageiros que chegam a Trieste em navios de cruzeiro. As famílias americanas anseiam por ver os lugares onde os seus pais ou avós serviram durante a Segunda Guerra Mundial, e já sabem para onde ir e o que ver."

Queijos subterrâneos

Friuli é conhecida pelos seus vinhos premium. Créditos: Bosca78/E+/Getty Images

Friuli é uma das principais regiões vinícolas de Itália, com os seus brancos perfumados e elegantes espumantes em alternativa ao mais conhecido Prosecco do país.

As duas principais áreas de vinho são Collio e o Colli Orientali del Friuli. Outra propriedade, Ronco dei Tassi, tem o nome dos texugos ("tassi" em italiano) que mordiscam as uvas maduras das videiras em socalcos inclinados.

Friuli aposta na cultura do aperitivo. O Spritz, uma bebida alcoólica icónica introduzida durante o domínio austríaco, foi originalmente feito com vinho branco misturado com água com gás. Hoje, Aperol ou Campari e Prosecco são misturados para dar um tom alaranjado – e é um clássico italiano.

Grandes vinhos combinam bem com suculentas carnes curadas.

A cidade de San Daniele, no topo de uma colina, é famosa pelo presunto adocicado que é curado pela brisa do Adriático e pelo ar fresco da serra. A localidade também faz uma truta fumada pouco conhecida, conhecida como a Rainha de San Daniele - sendo o presunto o rei.

Outras iguarias locais podem ser degustadas nas muitas tabernas geridas por agricultores, que servem queijos artesanais locais, tais como Montasio e Asino, juntamente com uma variedade de carnes curadas. 

Pitina é um salame de sabor forte feito com carne de cabra, ovelha e carne de veado. Os queijos "subterrâneos", temperados em grutas, são uma iguaria de topo.

Os pratos regionais de Friuli incluem uma sopa de porco e vegetais chamada jota, ameixa artesanal e gnocchi de mirtilo, ravioli recheado com chocolate e canela, e frico, um bolo de batata com queijo Montasio frito e cebola. 

Outra especialidade é o musèt con la brovada, uma salsicha de porco servida com nabos fermentados e bagaço de uva.

Há muitas sopas de peixe brodetto, incluindo o busara, um prato de camarão com pimenta preta, pão ralado e tomate. A especialidade de Trieste é o sardoni, um prato em camadas de anchovas e cebolas. Grado é conhecida pelas suas pequenas e saborosas ameijoas boreto de baci.

Para a sobremesa, palacinche (omeletes açucaradas) ou putizza, um bolo de pão tradicional feito com chocolate, fruta seca e mel.

Os italianos chamam a gastronomia de Friuli de mare e monti (mar e montanhas) – sendo a paisagem de marisco, legumes e iguarias de carne disponíveis tão variada e espectacular como a paisagem circundante.

Relacionados

Viagens

Mais Viagens

Na SELFIE

Patrocinados