Jean-Marie Le Pen hospitalizado aos 93 anos após AVC

Agência Lusa , BCE
3 fev, 20:34
Jean-Marie Le Pen (AP Photo/Thibault Camus)

O pai da candidata presidencial da extrema-direita francesa Marine Le Pen teve problemas de visão na segunda-feira à noite, durante o jantar, e foi internado dois dias depois num hospital na região parisiense, onde está a recuperar

O fundador da Frente Nacional (FN), Jean-Marie Le Pen, pai da candidata presidencial da extrema-direita francesa Marine Le Pen, está hospitalizado desde quarta-feira, na sequência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), avançaram, nesta quinta-feira, fontes citadas pela France Info.

Le Pen, 93 anos de idade, foi submetido a uma série de exames que "não revelaram nada preocupante" e a sua vida não está em perigo, disseram as fontes à estação de rádio pública.

O nonagenário teve problemas de visão na segunda-feira à noite, durante o jantar, e foi internado dois dias depois num hospital na região parisiense, onde está a recuperar com vista a ter alta no sábado.

O líder histórico da extrema-direita francesa passou a liderança da FN, em 2011, à sua filha, que transformou o partido, dando-lhe o nome de Rassemblement Nationale (RN).

Após vários confrontos entre os dois sobre as diferenças de estratégia e orientação ideológica, ela excluiu-o da formação, em 2015.

Jean-Marie Le Pen continuou, no entanto, como presidente honorário até 2018 e, um ano depois, deixou de vez a política.

Na sua longa carreira política, foi membro da Assembleia Nacional Francesa várias vezes (foi eleito pela primeira vez há 63 anos) e deputado europeu durante 34 anos.

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais

Europa

Mais Europa

Patrocinados