Cuidado, é fraude: apague o e-mail que tem no assunto "reembolso fiscal"

Agência Lusa , BCE
10 jan 2022, 20:11
Autoridade Tributária e Aduaneira

Autoridade Tributária (AT) apela aos contribuintes que não acedam ao link que consta do respetivo e-mail, que contém mensagens "falsas"

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou esta segunda-feira para um e-mail no qual é dito aos contribuintes para seguirem um ‘link’ para receberem um alegado reembolso e avisa que o mesmo é falso, devendo ser apagado. 

Num alerta de segurança publicado esta segunda-feira no Portal das Finanças, a AT precisa que as mensagens em causa “são falsas e devem ser ignoradas”, alertando para que o único objetivo destes ‘e-mails’ fraudulentos é “convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos ‘links’ sugeridos”.

Nos emails falsos que a AT afirma ter tomado conhecimento que estão a ser enviados a alguns contribuintes é-lhes dito para enviarem “o seu pedido de reembolsos de impostos para que” o possam “processar o mais rapidamente possível”, seguindo-se um ‘link’ malicioso onde se pede ao contribuinte para clicar.

No mesmo portal, a AT mostra o exemplo desse e-mail:

“Em caso algum deverá efetuar essa operação” [abrir o ‘link’], alerta a AT.

Em 2021 foi detetado o envio de várias mensagens fraudulentas, levando a AT a emitir 11 alertas de segurança. Em 2020 tinham sido seis os alertas.

Crime e Justiça

Mais Crime e Justiça

Patrocinados