Um jovem de 14 anos foi atropelado na região de Montpellier durante as celebrações
Paris, bem como outras cidades francesas, e Bruxelas registaram distúrbios esta quarta-feira à noite, no final do encontro que terminou com a vitória da França sobre Marrocos (2-0), para a meia-final do Mundial de futebol no Qatar. Os desacatos estendem-se também a localidades como Montpellier, Bordéus e Lyon e há a registar mais de 100 detenções e uma vítima mortal.
Police intervene. #FRAMAR #Brussels 🇲🇦🇫🇷 pic.twitter.com/BEcnfT0ck0
— Yassin Akouh (@Yassin_Akouh) December 14, 2022
Em Montpellier, um jovem foi atropelado e acabou por morrer. De acordo com a BFMTV, que cita um comunicado do departamento de Herault, a vítima tinha 14 anos e o suspeito colocou-se em fuga. A viatura acabou mesmo por ser encontrada próxima do local, mas o condutor permanece em fuga.
O adolescente foi ainda transportado para o hospital de urgência, explica o departamento de Hérault, no sul de França, em comunicado. De acordo com vários órgãos de comunicação social franceses, o adolescente era de nacionalidade marroquina.
Imagens do incidente, que estão a circular no Twitter, mostram um condutor a acelerar sobre um grupo de adeptos da seleção do magrebe, depois de ver a sua bandeira francesa arrancada da sua viatura.
📣 Communiqué du préfet de l’#Hérault Hugues Moutouh ⤵️#Montpellier pic.twitter.com/Sc7L0jeNs7
— Préfet de l'Hérault 🇫🇷 (@Prefet34) December 14, 2022
Na capital francesa, mas também em cidades como Lyon ou Bordéus, registaram-se distúrbios no final do encontro, segundo imagens partilhadas nas redes sociais pelo jornal Le Fígaro, que mostram, por exemplo, confrontos entre adeptos e as forças de segurança nos Campos Elísios.
Projectiles en direction des policiers puis charge et coups de matraque/pied sur un supporter au sol. #Marocco
Tensions en cours sur les #ChampsÉlysées. pic.twitter.com/R36dEcDhDc
— Clément Lanot (@ClementLanot) December 10, 2022
O Le Fígaro adianta ainda que já foram detidas mais de 115 pessoas, em Paris. Em Avignon, ocorreram também 14 detenções e foram apreendidos oito morteiros. Já em Lens, há registo de um engenho pirotécnico ter sido disparado contra um bar.
Nouvelles tensions à Lens, cette fois devant La Loco. La façade a été endommagée par des tirs de mortier d’artifice. #FRAMAR #francemaroc pic.twitter.com/YJPnfcnNK1
— Thomas Diquattro (@ThomasDiquattro) December 14, 2022
Em Montpellier, os disparos de morteiros foram efetuados entre os adeptos que comemoravam a chegada da França à final do Mundial 2022, onde vai defrontar a Argentina.
#FRAMAR d'un côté les supporters marocains de l'autre les supporters français. Tirs de mortiers à plein régime pic.twitter.com/H3HI4xJFP5
— Midi Libre Montpellier (@MLMontpellier) December 14, 2022
Também o centro de Bruxelas voltou a ser palco esta quarta-feira à noite de distúrbios provocados por adeptos da seleção de Marrocos, que atiraram artefactos pirotécnicos e bombas de fumo contra a polícia belga, noticiou a agência Efe.