Michel Barnier é o novo primeiro-ministro de França

CNN Portugal , CM/AM
5 set, 12:26

Negociador-chefe da União Europeia para o Brexit foi o escolhido de Emmanuel Macron

O presidente francês, Emmanuel Macron, acaba de nomear Michel Barnier como primeiro-ministro, encarregando-o "de formar um governo unido ao serviço do país e dos franceses".

Michel Barnier, ex-negociador do Brexit da União Europeia, tem como desafio agora tentar fazer passar pelo parlamento as reformas e o orçamento para 2025, numa altura em que França está sob pressão da Comissão Europeia e dos mercados obrigacionistas para reduzir o seu défice.

Após semanas de impasse político, causadas pela decisão de convocação de eleições legislativas antecipadas que resultaram numa perda de dezenas de lugares para a coligação centrista, Macron espera devolver a normalidade com a escolha de Barnier, 60 dias após a segunda volta e depois de duas semanas de consultas formais e informais.

“Há muito tempo que o tínhamos na mira”, garante um conselheiro do Eliseu, citado pelo jornal "Le Figaro"

Com 73 anos, Michel Barnier é, assim, o primeiro-ministro mais velho da V República, e tem um longo currículo político, tendo já sido deputado, presidente do Conselho Geral da Saboia, quatro vezes ministro, duas vezes comissário europeu e negociador-chefe da União Europeia para o Brexit.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados