Uma festa que se devia espalhar por todo o país transformou-se num cenário de violência, com mais de 1.400 feridos em poucos dias
Era para ser uma "Festa da Música", mas acabou com um ataque a 145 pessoas e 12 suspeitos detidos. O "Fête de la Musique" levou multidões às ruas de várias cidades francesas este sábado, mas acabou manchado por episódios diferentes do mesmo crime.
Em locais diferentes, um grupo que totaliza 12 pessoas atacou, de forma indiscriminada, quem estava no festival. Um ataque realizado com seringas e que tinha como alvo primordial mulheres.
De resto, na Internet circulavam mensagens a incentivar ataques e agressões a mulheres presentes no festival.
Só na cidade de Angoulême, um pouco a norte de Bordéus, cerca de 50 vítimas foram atacadas por quatro homens. Um problema que também se verificou na capital, Paris, onde 13 pessoas fizeram queixa às autoridades.
Ainda não é certo que tipo de substâncias tinham as seringas, mas as autoridades investigam a possibilidade de conterem drogas normalmente utilizadas em casos de violação e agressão sexual, como é o caso do Rohypnol ou do GHB - drogas estas que deixam as vítimas confusas e mais vulneráveis.
O Ministério do Interior de França avançou com a informação de que já foram levadas para o hospital algumas vítimas para a realização de exames toxicológicos, a fim de despistar se foi injetada alguma substância tóxica.
Entre as vítimas que já são conhecidas está uma jovem de 15 anos, atacada em Paris. Fez queixa às autoridades e é uma das investigações em curso ao caso, num festival que acabou por ser marcado pela violência.
Ao todo, e segundo a polícia, 14 pessoas ficaram com ferimentos considerados graves e 13 agentes foram mesmo agredidos. Isto num universo total de 1.477 vítimas. Ao todo, foram detidas 370 pessoas.