O cerco a Macron

21 jun 2022, 00:03

Crónica da noite eleitoral em França. Macron, o Presidente minoritário

E no final de mais um ato na interminável peça política francesa, perdida a super maioria, depois do desgaste do Eliseu pelas crises que vieram e por aquelas que estão para vir, Emmanuel Macron, confiado para um segundo mandato, perde a confiança absoluta dos eleitores. 

É a consolidação do cerco ao Presidente: pela esquerda, agregada em todas as suas expressões sob o desígnio de uma nova união, falha o objectivo da coabitação e da chefia de um novo Governo, mas acaba potenciada em deputados, prontos para o bloqueio ao absolutismo presidencial; pela direita, fragmentada, entre os herdeiros do gaulismo desinteressados em compor maiorias de conveniência à maioria relativa, e a extrema novamente reforçada por resultados históricos. 


Ao fim de anos de um avanço político que engoliu o centro, indiferente à subida dos extremos, agora sim, França olha-se ao espelho na exata representação dos seus vários rostos. 

Macron, Presidente minoritário com ambições reformistas, enfrenta agora tempos de bloqueios anunciados. Tudo inédito num país em território incerto.

Colunistas

Mais Colunistas

Patrocinados