Mélenchon e Macron empatados na 1.ª volta das eleições parlamentares

CNN Portugal , com Lusa
12 jun 2022, 19:32
Jean-Luc Mélenchon, líder da extrema-esquerda em França, votou em Marselha, no sul do país (AP Photo)

O resultado destas eleições vai moldar a vida política francesa nos próximos cinco anos

O partido centrista do presidente Emmanuel Macron e a coligação de esquerda de Jean-Luc Mélenchon estão praticamente empatadas nas primeiras projeções da noite de eleições parlamentares em França. As projeções dão as duas maiores forças políticas em empate com 25,2% das intenções de voto. Partido de Marine Le Pen aparece em terceiro com 18,9%. 

Entre as estimativas feitas com os primeiros resultados saídos das mesas de voto que fecharam às 18h00, já que nas grandes cidades fecharam às 20h00 (19h00 em Lisboa), os gabinetes de estudos apontam para uma igualdade na primeira volta das eleições legislativas, com cerca de 25% de votos, uma perda para o partido de Emmanuel Macron.

A União Nacional de Marine Le Pen poderá ser a terceira força política podendo chegar aos 20%.

De forma a vencer na primeira volta, o vencedor tem de reunir 50% dos votos que representem pelo menos 25% dos eleitores inscritos. Quando isto não acontece, passam à segunda volta, que se realiza no dia 19 de junho, todos os candidatos que tenham obtido votos equivalentes a mais de 12,5% dos inscritos ou os dois candidatos mais votados.

Assim, os resultados desta noite não vão definir completamente a configuração da Assembleia Nacional nos próximos cinco anos, já que tudo se joga na segunda volta das eleições legislativas, em 19 de junho.

Europa

Mais Europa

Patrocinados