De António Costa a Zelensky: as reações à vitória de Macron em França

CNN Portugal , MJC
24 abr 2022, 20:06

Os principais líderes políticos dão os parabéns ao presidente francês. Já André Ventura, do Chega, lamenta o resultado: "Pode não ter sido hoje em França, mas será amanhã em Portugal, ou em Espanha, ou Itália! Um dia venceremos"

O primeiro-ministro português já felicitou Emmanuel Macron pela vitória eleitoral. " É com grande entusiasmo que encaro a perspetiva de continuarmos a trabalhar em conjunto nos próximos quatro anos. O Povo francês demonstrou uma vez mais o seu compromisso com o projeto europeu", escreveu António Costa no Twitter.

"Nos tempos desafiantes que o nosso continente e o mundo atravessam, é fundamental continuar a contar com a França na defesa do multilateralismo, da segurança, do combate às alterações climáticas e empenhada na construção de uma Europa humanista, justa, verde e próspera", conluiu o chefe do Governo português.

O primeiro-ministro britânico Boris Johnson também já deu os parabéns a Emmanuel Macron e diz que espera poder "continuar a trabalhar em conjunto em temas relevantes para os nossos dois países e para o mundo". 

Da mesma forma, o chanceler alemão Olaf Scholz, disse: Parabéns, caro Presidente Macron, os vossos eleitores enviaram hoje um forte incentivo à Europa".

Volodymyr Zelensky felicitou a vitória de Emmanuel Macron frente a Marine Le Pen, na segunda volta das eleições presidenciais francesas. O presidente ucraniano classifica o homólogo francês como "um verdadeiro amigo da Ucrânia" e antecipa futuras "vitórias comuns".

"Felicitações a Emmanuel Macron, um verdadeiro amigo da Ucrânia, pela sua reeleição! Desejo novos sucessos para bem do povo. Agradeço o seu apoio e esto convencido que seguiremos juntos em novas vitórias comuns. A caminho de uma Europa forte e unida!”, pode ler-se.

 

Marcelo sublinha a vitória da União Europeia e a derrota da xenofobia

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou este domingo um "abraço de felicitações muito caloroso" a Emmanuel Macron pela reeleição nas presidenciais francesas considerando que foi uma vitória da União Europeia e contra a xenofobia. Em declarações aos jornalistas, na feira agropecuária Ovibeja, em Beja, Marcelo Rebelo de Sousa assinalou que "já foi concedida a derrota" pela candidata da extrema-direita Marine Le Pen, após a divulgação das primeiras projeções.

Por isso, o chefe de Estado enviou "um abraço de felicitações muito caloroso e muito amigo a Emmanuel Macron" pela sua reeleição como Presidente de França. "É uma vitória da União Europeia, é uma vitória do reforço da relação entre a União Europeia e os demais aliados do outro lado do Atlântico. É uma vitória de quem sempre soube compreender a comunidade portuguesa em França, é uma vitória de quem soube sempre compreender o que é a imigração e a integração dos imigrantes no seu país, uma vitória contra a xenofobia, contra as discriminações de toda a natureza", considerou.

Santos Silva saúda "triunfo do europeísmo e derrota do populismo"

O presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, saudou este domingo a reeleição de Emmanuel Macron como Presidente de França, contra Marine Le Pen, da extrema-direita, considerando que representa "o triunfo do europeísmo e a derrota do populismo".

"Na vitória de Emmanuel Macron, valorizo o triunfo do europeísmo e a derrota do populismo. Ambas são boas notícias para Portugal", escreveu Augusto Santos Silva na sua conta oficial na rede social Twitter.

O ex-ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros adverte, no entanto, que "os resultados em França mostram bem a necessidade de ouvir mais as pessoas e de entender que a dimensão social é essencial para o sucesso da transição ecológica e digital".

"Como dissemos na nossa presidência da União Europeia", acrescenta Augusto Santos Silva, numa alusão aos objetivos dessa presidência, exercida no primeiro semestre de 2021, de reforço da proteção social no espaço europeu para enfrentar os desafios relacionados com as alterações climáticas e com a transição digital.

Lideres europeus congratulam Macron

Os líderes da União Europeia (UE) felicitaram Emmanuel Macron pela sua reeleição hoje como Presidente da França, com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, a congratular-se por a Europa poder "contar com a França por mais cinco anos".

"Nestes tempos turbulentos, precisamos de uma Europa forte e de uma França totalmente comprometida com uma UE mais soberana e estratégica", escreveu Charles Michel, que representa os Estados-membros, no Twitter.

No mesmo sentido pronunciou-se a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. "Estou ansiosa para continuar a nossa excelente cooperação. Juntos, avançaremos com a França e a Europa", afirmou.

Roberta Metsola, a presidente do Parlamento Eurpeu, deu os parabéns a Macron pela sua "bela reeleição":

André Ventura: "os europeus de bem estão fartos de serem governados e explorados por bandidos!"

O líder do Chega não felicitou Emmanuel Macron, pelo contrário mostrou a sua esperança de que um dia a extrema-direita saia vencedora: "Pode não ter sido hoje em França, mas será amanhã em Portugal, ou em Espanha, ou Itália! Um dia venceremos porque os contribuintes e os europeus de bem estão fartos de serem governados e explorados por bandidos!"

Rui Rio: este foi "o melhor resultado" para o projeto europeu

O presidente do PSD, Rui Rio, considerou hoje a reeleição do centrista Emmanuel Macron como Presidente de França “o melhor resultado” para o projeto europeu, considerando “absolutamente vital” que a Europa continue “unida”.

“É o melhor resultado em termos de projeto europeu”, disse Rui Rio aos jornalistas, durante a visita à feira agropecuária Ovibeja, que está a decorrer em Beja. Segundo Rui Rio, “o projeto europeu ganhou com este resultado, na exata medida em que o que aconteceria com [a candidata de extrema-direita] Marine Le Pen não se sabe, mas aquilo que acontece com Emmanuel sabemos, que é continuar o projeto europeu”, o qual “é fundamental”.

“E é fundamental para que ele continue, que quer a Alemanha, quer a França se mantenham muito fiéis ao projeto europeu, que, se outras forças, designadamente mais à direita, a extrema-direita ou perto disso, ganhassem, não seria a mesma coisa”, frisou. Hoje, na Europa, “praticamente ninguém tem dúvida da importância deste projeto”, frisou, referindo que, “quer a pandemia, quer agora a guerra, mostram que é absolutamente vital que a Europa esteja unida e com este resultado em França unida continuará”, sublinhou.

 

Europa

Mais Europa

Patrocinados