Quatro crianças e dois adultos feridos em ataque com arma branca num parque infantil de França

Manuela Micael , Notícia atualizada às 13:43
8 jun 2023, 10:09

Os números foram confirmados pelas autoridades. Três das vítimas correm risco de vida. O suspeito foi detido

Quatro crianças e dois adultos ficaram feridos, esta quinta-feira, na sequência de um ataque com arma branca, num parque infantil da cidade de Annecy, em França. O número de feridos foi confirmado pelas autoridades, depois de várias notícias contraditórias. Inicialmente, a agência Reuters, citando fonte policial, falava em oito crianças e um adulto feridos, a imprensa francesa começou por falar em seis crianças e um adulto feridos e, mais tarde, atualizou para quatro crianças e um adulto.

Três das vítimas têm prognóstico reservado e correm risco de vida. A idade das crianças feridas rondará os três anos.

De acordo com o jornal Le Parisien, o ataque ocorreu num parque infantil, próximo do lago de Annecy, cerca das 09:45 locais (menos uma hora em Lisboa). O suspeito, que será um requerente de asilo de nacionalidade síria, já foi detido. São, para já desconhecidas as motivações do indivíduo. 

Plusieurs personnes dont des enfants ont été blessés par un individu armé d’un couteau dans un square à Annecy. L’individu a été interpellé grâce à l’intervention très rapide des forces de l’ordre.

— Gérald DARMANIN (@GDarmanin) June 8, 2023

“Vimos uma pessoa a agredir crianças pequenas, nos brinquedos do parque. As crianças eram obviamente era o alvo dele. Depois de as pessoas tentarem assustá-lo, ele afastou-se e a polícia interveio. Ele falava inglês. No início, todos pensámos que era encenado, mas com os gritos das pessoas, percebemos que era verdade”, contou uma testemunha ao France Bleu.

O jogador francês de futebol, Anthony Le Tallec, que passou pelo Liverpool, presenciou o ataque e descreve o que viu em várias stories no Instagram: "Estava a correr à beira do lago quando vi, de repente, dezenas de as pessoas a vir rapidamente na minha direção. Perguntei-me o que estava a acontecer. Uma mãe gritou para mim: ‘Corra, corra! Há alguém a esfaquear toda a gente, junto do lago! Ele esfaqueou crianças, corra, corra!’. […] Fiquei um pouco surpreendido. Continuo e vejo o indivíduo que, de facto, aparece à minha frente. Ele está na relva e vejo os agentes da polícia que estão cinco ou 10 metros atrás dele e não conseguem apanhá-lo. Ele vem na minha direção e eu afasto-me um pouco e vejo que ele vai direito a um grupo de idosos. E lá, ele ataca um idoso. Ele esfaqueia-o uma vez, os agentes atrás dele não conseguem detê-lo. Eu grito-lhes: ‘Atirem nele, matem-no, ele está a esfaquear toda a gente!’. Ele esfaqueia-o uma vez, duas vezes e então eles começam a atirar. Eles atiram contra a pessoa, que cai no chão, mas o idoso já foi atingido. Continuo e vejo ao longe, crianças no chão. […] É uma loucura ver isso em Annecy».

De acordo com testemunhos citados pelo France Bleu Pays de Savoie, o homem vivia há vários meses nas ruas e fazia a sua higiene no lago.

A primeira-ministra francesa, Elisabeth Borne, deverá deslocar-se ao local, anunciou a própria num post do Twitter onde se solidarizou com as vítimas e seus familiares. 

O Parlamento francês cumpriu um minuto de silêncio, também em solidariedade com as vítimas. 

Vários políticos franceses já reagiram ao ataque. O ministro da Saúde francês, François Braun, saudou “a rápida mobilização dos serviços de emergência para o atendimento das vítimas”. A Secretária de Estado da Criança, Charlotte Caubel, lamentou que “mais uma vez, as nossas crianças sejam alvo do aumento da violência na nossa sociedade. Agradeço à polícia que prendeu o agressor. Este ato não pode ficar impune.”

Também Emmanuel Macron já reagiu, através das redes sociais: “Um ataque de absoluta covardia, esta manhã, num parque em Annecy. Crianças e adultos estão entre a vida e a morte. A Nação está em choque. Nossos pensamentos estão com eles, suas famílias e os serviços de emergência mobilizados”.

Europa

Mais Europa

Patrocinados