Emmanuel Macron confirmou a morte de ambos os tripulantes de uma das aeronaves
Dois aviões Rafale da Força Aérea Francesa colidiram esta quarta-feira em pleno voo no leste de França. Mais tarde, o presidente francês confirmou a morte dos ocupantes de uma das aeronaves.
Emmanuel Macron partilhou as condolências de todos os franceses perante a morte de Sébastien Mabire e de Matthis Laurens.
Nous apprenons avec tristesse les décès du capitaine Sébastien Mabire et du lieutenant Matthis Laurens, lors d'un accident aérien en mission d'entraînement en Rafale.
— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) August 14, 2024
La Nation partage la peine de leurs familles et frères d’armes de la Base aérienne 113 de Saint-Dizier.
O piloto de uma das aeronaves ejetou-se antes da colisão entre os dois caças da esquadrilha de Rafale da base aérea de Saint-Dizier, e não sofreu ferimentos, mas no segundo aparelho seguiam um instrutor e um aluno piloto que agora o presidente confirmou como mortos.
Fontes militares adiantaram à AFP que todos os pilotos envolvidos eram de nacionalidade francesa. Pilotos ucranianos são atualmente treinados em França, mas na base de Cazaux, no sudoeste, e apenas em caças Alpha-Jet.
A câmara municipal do departamento especificou ainda que o acidente ocorreu "no setor de Colombey-les-Belles" e que "as operações de busca dos pilotos foram lançadas”, por equipas policiais e da proteção civil.