O emplastro inusitado na fotografia de um surfista: um tubarão branco

CNN , Zoe Sottile
5 nov 2022, 11:45
Um surfista e um tubarão branco. Foto: Jordan R. Anast

Um fotógrafo experiente capturou uma entrada inesperada de última hora num concurso de surf: um grande tubarão branco, assustadoramente próximo de um surfista.

Jordan Anast, um fotógrafo baseado na Califórnia, estava a tirar fotografias do Concurso do Clube de Surf de San Onofre quando capturou a surpreendente imagem do tubarão, aparentemente a poucos metros do surfista Tyler Warren, em primeiro plano.

Anast tirou a impressionante fotografia no dia 22 de outubro por volta das 11 da manhã, contou à CNN. No início, ele não se apercebeu exactamente do que tinha capturado. Ele tinha antes apanhado golfinhos a "surfar na água" e, de longe, o animal parecia ser outro golfinho.

"Só soube quando vi com mais atenção, e reparei nas estruturas das barbatanas", explicou. E depois percebeu que era um "grande tubarão branco".

Mas não ficou alarmado com a descoberta, disse. "Eles estão sempre por aí, em qualquer parte da Califórnia."

Ele apanhou um total de seis imagens do grande tubarão branco. Atribuiu a fotografia única na vida a uma combinação de sorte com a sua teleobjectiva de 400 milímetros, que normalmente utiliza para fotografar eventos desportivos à distância.

A popularidade da fotografia online tem sido "louca", conta. "Hoje tem sido o dia mais louco de sempre. Não pára. [A fotografia] parece ter as suas próprias pernas".

Grandes tubarões brancos vivem na costa americana, embora a população exacta nas águas dos EUA seja desconhecida, segundo a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica. Os tubarões podem ter até 6,4 metros de comprimento como adultos e pesar mais de 4.000 toneladas.

Os tubarões estão listados como "vulneráveis" pela União Internacional para a Conservação da Natureza e são protegidos internacionalmente ao abrigo da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies de Fauna e Flora Ameaçadas de Extinção.

E.U.A.

Mais E.U.A.

Patrocinados